Municípios estão novamente oferecendo o benefício do governo federal
Rio Negrinho/São Bento – O projeto Jovem Trabalhador – ProJovem está oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas em Rio Negrinho. Podem se inscrever jovens de 18 a 29 anos, desempregados ou sem carteira assinada, cursando ou concluindo o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. O jovem que for selecionado poderá ainda receber uma bolsa no valor de R$ 600,00. Os cursos oferecidos são os seguintes. Beleza e Estética – a) Manicura/Pedicura; b) Depilador; c) Cabeleireiro; d) Maquiador. Turismo e Hospitalidade – a) Organizador de eventos; b) Cumim (auxiliar de garçom); c) Recepcionista de hotéis; e d) Guia de turismo local. Vestuário – a) Costureiro; b) Montador de artefatos de couro; c) Costureira de reparação de roupas; d) Vendedor de comércio varejista. Madeira e Móveis – a) Marceneiro; b) Reformador de móveis; c) Auxiliar de desenhista de móveis; d) Vendedor de móveis. Construções e Reparos I (Revestimentos) – a) Ladrilheiro; b) Gesseiro; c) Pintor; d) Trabalhador da manutenção de edificações (Revestimentos). Alimentação – a) Chapista; b) Cozinheiro auxiliar; c) Repositor de mercadorias; d) Vendedor ambulante (Alimentação).
Para fazer a inscrição, o interessado deve comparecer ao Sine – Sistema Nacional de Empregos, das 8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:00, no Pavilhão dos Imigrantes, em frente à prefeitura, apresentando os originais ou cópias dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, título de eleitor, comprovante de residência (conta de água ou luz recente) e carteira de trabalho (página da foto e página do último contrato de trabalho, com a data de rescisão). As vagas são limitadas por curso e a seleção dos inscritos é feita pelo próprio sistema. Os alunos receberão durante o curso: apostilas, pasta, camiseta e lanche. Maiores informações no próprio Sine ou pelos telefones 3644-1165 e 3644-8775.
REUNIÃO
Em São Bento do Sul, o prefeito Magno Bollmann esteve reunido com o presidente da ADRVale – Agência de Desenvolvimento do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim, Osmar Boss, para a assinatura do contrato de prestação de serviços para a aplicação de mais uma fase do programa ProJovem no município. Na ocasião, estiveram presentes o diretor da agência, Militino Angioletti; a coordenadora de cursos, Silvane Andres; o vereador Tadeu do Nascimento, o assessor de gabinete Teddy Ariel Miranda Santa Cruz e o diretor de Programas e Projetos da prefeitura, Luis Muhlbauer. O contrato assinado com a agência proporcionará a formação de mais 250 jovens em dez ou onze turmas ainda a definir em cursos de qualificação de mão de obra para São Bento do Sul.
Segundo Silvane Andres, nos próximos dias uma reunião com empresários do município será realizada para apurar as necessidades de mercado para que os cursos de qualificação de mão de obra sejam totalmente favoráveis ao mercado e aos jovens que procuram trabalho. A finalidade dos cursos do ProJovem é a qualificação social e profissional para jovens entre 18 e 29 anos, que estejam em situação de desemprego, sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.
EXIGÊNCIA
Conseguir trazer novamente para São Bento do Sul o programa do governo federal só foi possível graças aos resultados obtidos com o programa em 2011. “O programa retorna a São Bento do Sul porque foi muito bem executado durante o ano passado – assim, o município conquistou mais uma vez o programa”, comentou a coordenadora Silvane. Uma das regras exigidas para a execução do ProJovem em um município é a exigência contratual de que a administração municipal consiga inserir pelo menos 30% dos jovens capacitados no mercado de trabalho. Em São Bento, com os cursos de 2011, foram inseridos no mercado de trabalho 50% dos quinhentos jovens que participaram do programa.