Florianópolis - A avaliação do desempenho da arrecadação tributária de Santa Catarina, a partir da criação dos Grupos de Especialistas Setoriais (GES) e das Carteiras Regionais de Ação Fiscal (CRAFs), será acompanhada pelo governador Raimundo Colombo, que participa na segunda-feira (23) de reunião na Secretaria de Estado da Fazenda. O objetivo do encontro é debater a atuação do fisco catarinense em 2011 e as perspectivas da arrecadação tributária para este ano.
De acordo com o secretário da Fazenda, Nelson Serpa, a atividade de auditoria da fiscalização estadual é especializada em setores econômicos e na inteligência fiscal. “A criação dos GES e das CRAFs trouxe resultados muito bons e vamos estabelecer metas para o aperfeiçoamento desse trabalho ao longo de 2012”, afirma Serpa.
Atualmente, são 19 Grupos Especialistas Setoriais de Fiscalização que atuam em diferentes segmentos, como combustíveis, comunicação, energia, supermercados, medicamentos, comércio exterior, veículos, bebidas e outros. Eles são responsáveis por aproximadamente 80% da arrecadação de ICMS, o principal tributo de Santa Catarina.
Já as CRAFs atuam na fiscalização dos 20% restantes. As carteiras regionais foram implantadas em todas as gerências regionais da Fazenda Estadual e fazem, além da auditoria nos setores não contemplados pelos GES, fiscalização volante, verificando a regularidade fiscal das mercadorias em trânsito, assim como mantêm em funcionamento os postos fiscais de Garuva e Mafra.