A cada nova legislatura, as câmaras de vereadores aprovam aumentos de salários que, em geral, assustam e indignam a população. Se muitos justificam que o reajuste é alto porque valerá para quatro anos, esquecem de explicar um detalhe: a Constituição Federal assegura aos vereadores uma revisão anual da remuneração. Isso significa dizer que os salários fixados para a legislatura que começou em 2009 já não são os mesmos hoje.
A cada ano, a regra geral é que as câmaras aprovem reajustes dos salários que reponham a inflação. Dessa forma, os aumentos aprovados para o mandato que começará em 2013 superam, e muito, a média de 1% a 1,5% de ganho real das categorias profissionais que recebem acima do salário mínimo.
Em Santa Catarina, pelo menos três câmaras já votaram projetos que estabelecem o salário de quem for eleito neste ano para a legislatura 2013-2016 — Florianópolis, Blumenau e Joaçaba —, gerando polêmicas. Os parlamentares têm ainda a vantagem de ser a única categoria com direito de sugerir, votar e aprovar seu próprio salário.