Florianópolis- Em até 10 dias, o Governo de Santa Catarina deve entregar o relatório completo das consequências da estiagem na região Oeste, sendo o primeiro Estado a repassar as informações ao Governo Federal. A confirmação partiu do governador Raimundo Colombo durante o ato de investimento de R$ 28,6 milhões para combate a estiagem, em Chapecó.
Até esta terça-feira (17), 2,6 mil agricultores catarinenses já decretaram perda total das suas safras e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) disponibilizou 118 técnicos para realizarem os laudos de avaliação. Na próxima sexta-feira (20), a Epagri divulgará novo relatório, no qual o número de laudos pode aumentar. A medida é necessária para que se informe as perdas ao Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), liberando as lavouras para uso de novos plantios e silagem. Atualmente, 85% dos agricultores atingidos possuem o seguro.
Para garantir o seguro do Proagro, o produtor rural deve ir ao banco comunicar a perda da safra. A Epagri, então, vistoria a localidade e dá o aval ou não para o pagamento do seguro. “Esse trabalho de vai e vem entre agricultor e banco, a Epagri está fazendo como nenhum Estado está fazendo”, analisa o presidente da Epagri, Luiz Hesmann. O levantamento é feito em cada um dos 80 municípios que decretaram Situação de Emergência.
Já os agricultores não assegurados poderão prorrogar as dívidas para um ano após a última parcela prevista no contrato com vencimento em 2012, referente a operações de custeios já prorrogados em safras anteriores e de créditos de investimento. Eles também poderão renegociar as operações de crédito de custeio da safra 2011/2012 por até cinco anos, sendo que o prazo será definido em função do percentual de perdas efetivas apresentadas por cada produtor.
O governador Raimundo Colombo também busca a negociação da prorrogação do prazo para as dívidas de crédito rural dos agricultores atingidos e um programa especial de venda de milho para a produção animal aos agricultores que tiverem necessidade do produto.