São Bento - Os trabalhos realizados ao longo do ano de 2011 pela prefeitura de São Bento do Sul através da SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social foram considerados muito positivos pela secretária da pasta, Lindacir Emidia Conde.
Ao efetuar um balanço das ações de 2011 a secretária ressaltou que “2011 foi um ano muito positivo. Atingimos nossos objetivos com diversos programas e trabalhamos muito bem com toda a equipe a questão do conhecimento e de levar informações para a comunidade. Além da atuação com os programas sociais a conscientização também é fundamental nessa área”, completa Lindacir.
Conferências
Com o objetivo de debater temas específicos com profissionais, comunidade e agentes queatuam em diversas áreas, a SEMAS promoveu ao longo do ano a realização de algumasconferências que se destacaram pela importância dos temas propostos.
No dia 06 de julho foi realizada a “I Conferência de segurança alimentar e nutricional de SãoBento do Sul”. Em parceria com o COMSEA – Conselho Municipal de SegurançaAlimentar, a SEMAS debateu o tema “Alimentação adequada e saudável: Direito de todos”com a comunidade e profissionais da área. Mais de cem pessoas participaram do evento nobairro Serra Alta.
Já no dia dia 29 de julho foi realizada a “I Conferência Municipal dos direitos da pessoaidosa de São Bento do Sul”. Neste evento estiveram reunidos profissionais da áreajuntamente com idosos que discutiram ao longo do dia os avanços e desafios da PolíticaNacional do Idoso e do tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno noBrasil”.
Também no mês de julho, nos dias 21 e 22, foi realizada a “III Conferência Municipal deAssistência Social”. Realizada no auditório da Univille, a conferência promoveu a discussãodas leis do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o papel dos trabalhadores. Alémda participação de profissionais da SEMAS e comunidade, a conferência contou com aparticipação do CMAS -Conselho Municipal de Assistência Social, que na ocasião elegeuseus delegados para compor a representação na Conferência Estadual de AssistênciaSocial.
E no dia 21 de outubro, também no auditório da Univille, foi realizada a “IX Conferênciados direitos da criança e do adolescente”, com o objetivo de debater alternativas demelhorias para a solução de apoio a concretização do que diz e lei sobre os direitos dascrianças e adolescentes.
Diversos profissionais, acadêmicos, centenas de jovens e estudantes participaram daconferência.
Integração
Outro ponto forte defendido pela Secretaria de Assistência Social é a sintonia e constanteaprimoramento de todos os seus profissionais. Com esse intuito, mensalmente sãorealizadas integrações com um grupo de profissionais e especialistas para promover a trocade experiências, integração, aprimoramento dos conhecimentos, e a valorização dosprofissionais.
Já no que refere-se aos grupos de mães e grupos de idosos, além dos projetos específicosdesenvolvidos para cada grupo, diversos encontros para integração foram promovidos,sempre objetivando a troca de experiências e integração entre os grupos do município.
Oportunidades
Como a própria secretária da SEMAS Lindacir Emidia Conde faz questão de mencionar, “nosso objetivo não é dar o peixe, mas ensinar a pessoa a pescar”, fazendo alusão aos programas aplicados pela secretaria com o objetivo de contribuir para que as pessoas tenham a chance de melhorar de vida.
Dentro desta perspectiva, ao longo do ano de 2011 a prefeitura através da SEMAS disponibilizou a 343 pessoas a participação e conclusão em diversos cursos de capacitação em parceria com o SENAC. Foram cursos de confeitaria, serviços de manicure, serviços de maquiagem, atendimento em vendas, assistente ao cuidador familiar, biscuit, principiantes na cozinha, qualidade no atendimento, costura, e na área específica de cozinha.
Os cursos de capacitação são oferecidos gratuitamente aos participantes pela prefeitura através da SEMAS durante o ano representaram um investimento de R$ 176.000,00. “Para nós é muito importante oferecermos condições para que as pessoas adquiram conhecimento e tenham a oportunidade de melhorar de vida, isso é muito gratificante”, disse Lindacir.
CRAS
Um dos trabalhos de destaque realizados pela SEMAS é desenvolvido através dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Ao logo do ano nos CRAS dos bairros Centenário, Serra Alta e Oxford foram desenvolvidos diversos projetos envolvendo a comunidade como as hortas comunitárias, onde o objetivo é incentivar as famílias a produzirem alimentos orgânicos; a participação na banda do CRAS, coral, projeto som do coração e inclusão social alfabética, com oficinas socioeducativas para alfabetizar pessoas adultas e pessoas idosas.