São Bento - Na manhã desta segunda-feira (16) logo após as novas máquinas adquiridas pela secretaria de Obras da Prefeitura deixarem a Rua Jorge Lacerda, onde permaneceram estacionadas durante o final de semana, todas partiram para diversos bairros do município onde já iniciaram os trabalhos de melhorias e manutenção.
Na ocasião, o prefeito Magno Bollmann juntamente com o secretário de Obras Marcio Dreveck saíram a campo para verificar o andamento dos trabalhos com os novos equipamentos. O secretário comentou que a utilização das novas máquinas irá proporcionar maior agilidade nos trabalhos pelo município. “Com máquinas novas temos menos manutenção, portanto, menos tempo de máquinas paradas, e isso irá nos ajudar a atender melhor a comunidade”, explica.
Já para o prefeito Magno Bollmann, que ainda comemora a conquista histórica para o município, atender a comunidade é prioridade. “São muitos os pedidos da comunidade, mas o Marcio está com um cronograma em desenvolvimento na secretaria de Obras e atenderemos todos os bairros. Agora temos condições de oferecer um trabalho como nunca”, concluiu o prefeito.
Manutenção
Nos bairros Schramm, Rio Vermelho Estação e 25 de Julho as máquinas atuaram no reparo de diversas ruas, patrolando e compactando material nas vias para sanar os problemas causados pelas chuvas, que causam erosão nas vias não pavimentadas.
Áreas de risco
Alguns trabalhos mais específicos foram realizados nas áreas mais atingidas pelas enchentes do início de ano no Parque das Hortênsias e mediações no bairro Serra Alta. Em diversos pontos da região as máquinas trabalham na retirada de vegetação, lodo e sujeira que já fecharam praticamente os córregos que cortam a região. “Com a retirada de material e limpeza destes córregos, estaremos garantindo que as águas das chuvas tenham vazão, o que esperamos que evite as cheias aqui no bairro”, disse Marcio Dreveck.
Outro grande trabalho que está sendo executado no Parque das Hortênsias é a abertura de aproximadamente 800 metros de córrego que corta uma área de pastagem. No local havia somente uma pequena vala, e em qualquer chuva a água inundava a área de pastagem e a região em torno da vala, atingindo diversas casas. Com a abertura do córrego a água terá vazão e deverá impedir a inundação em boa parte da região.
“Nós estamos fazendo um trabalho significativo aqui na região para tentar evitar as cheias como a ocorrida no início do ano. Por se tratar de um dos pontos críticos do município no que se refere a enchentes, estamos atuando de imediato no local para tentar acabar com os problemas das cheias” concluiu o secretário de Obras.