Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Classe C impulsionará turismo no Brasil em 2012

Terça, 17 de janeiro de 2012

 Pesquisa mensal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo Ministério do Turismo, aponta que em dezembro de 2011, 34% das famílias brasileiras entrevistadas pela Sondagem de Intenção de Viagem do Consumidor tinham planos de viajar. Em 2010, o índice foi menor: 29,7% dos consultados disseram ter a intenção de conhecer outros lugares. Uma das leituras que o estudo permite é que o mercado de turismo, se bem explorado, pode garantir o sucesso de quem empreende neste nicho.

De 2007 a 2010, o segmento registrou um crescimento de 16%, com 50 milhões de brasileiros viajando no período. Os números positivos empolgam a rede hoteleira, agentes de viagens e operadoras, que têm aproveitado o bom momento da economia brasileira para atrair a Classe C.

Para o diretor de comunicação da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Luiz Filipe Fortunato, o potencial deste nicho de mercado foi melhor avaliado no segundo semestre de 2010. "Desde então, as operadoras criaram roteiros de viagem com serviços e preços mais acessíveis para atrair esse público", diz.

Para a associação, é na classe C que o setor deve focar para conseguir os 10% de crescimento estimados para este ano. Mesmo sendo uma projeção menor do que a de 2011 - quando a expansão ficou em 20% -, Fortunato aponta que o mercado continuará impulsionado pela nova classe C. "Temos 100 milhões de clientes potenciais que ainda não viajaram ao exterior", diz ele. Pesquisas da Braztoa indicam que o Nordeste é o destino de viagem mais procurado pelos brasileiros.

Do ônibus para o avião

Criada em 2003, a Vai Voando definiu a classe D como público-alvo. Com um modelo de negócio diferenciado - adota o sistema pré-pago de passagens e demais serviços -, a empresa já atendeu a mais de 20 mil clientes.

Para o proprietário da agência, Thomas Rabe, 2012 continuará positivo para o turismo voltado a pessoas de baixa renda. "Este ano, teremos muita gente com renda excedente para comprar pacotes de viagens", diz o empreendedor. A empresa atrai seu público com serviços que facilitam e diminuem os gastos com uma viagem.

Para Rabe, o que sustenta seu negócio é a migração das pessoas que, antes, viajavam de ônibus e agora utilizam o avião. "No mercado de baixa renda, temos ainda milhões de pessoas migrando do ônibus para o avião. Isso aquecerá novas vendas ao longo deste ano", enfatiza.

Segundo o empresário, o público cativo de sua agência tem, principalmente, o Nordeste como destino. "A maior procura por passagens aéreas é para Fortaleza, Recife, João Pessoa, Campina Grande, Teresina e São Luís", diz.

Por sua vez, a CVC apostou em um novo modelo de loja, no fim de 2011. Instalada na estação Butantã do metrô paulistano, por onde passam 45 mil pessoas diariamente, a agência aproveita o grande fluxo de passageiros para mostrar seus serviços.

Megaeventos esportivos indicam crescimento da procura

A Braztoa prevê que para o setor do turismo crescerá três vezes mais que o Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2012, com expansão entre 10% a 15%. Os principais fatores que influenciarão nesse crescimento serão a proximidade dos megaeventos esportivos sediados no Brasil - Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014, Copa América de 2015 e os Jogos Olímpicos de 2016 -, assim como o aumento da classe C, que deve manter a tendência de crescimento.

Fonte: Jornal do Brasil



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA