Nas telas globais, a noite será de estreia. Duas, diga-se de passagem. Na minissérie "O Brado Retumbante" que vai ao ar nesta terça após o "Big Brother Brasil", haverá um rosto conhecido em Joinville.
Borges de Garuva, atual gerente de Ensino e Artes da Fundação Cultural e figura conhecida entre os "teatreiros" de Joinville, estreia na Rede Globo com a personagem Helmut Bregman, o ministro da Agricultura.
A participação é pequena, verdade, Borges participou de três cenas (uma com fala e duas na figuração), mas a experiência de contracenar com grandes atores como José Wilker e Domingos Montagner, por exemplo, e de ver de perto uma grande produção televisiva, "foi bastante agradável e interessante", nas palavras do próprio ator.
— Eu não gostava muito do modo de como eram feitas as produções em TV, mas as inovações tecnológicas a transformaram em algo próximo ao cinema, ainda mais nas séries —, conta Borges, confessando ter vontade de realizar produções cinematográficas.
O convite veio após ter atuado no docudrama "Outra Memória", de Chico Faganello, em 2005. Segundo o joinvilense, os produtores da nova minissérie procuravam atores de todas as partes do Brasil e após a análise de currículo, fotos e outros trabalhos, Borges foi o aprovado da região Sul. Após o convite, ele foi três vezes ao Rio de Janeiro, onde aconteceram as gravações das cenas.
O papel em rede nacional já começa a render frutos. Borges relata que já surgiram vários contatos de produtores interessados em seu trabalho e espera dar continuidade na carreira de ator.
— Enquanto estou na gestão pública, é possível fazer apenas pequenas participações como essa, mas pretendo me dedicar mais a isso no futuro, inclusive no cinema.
Além da visibilidade, a experiência também ajudará nos trabalhos dentro da Fundação. Para Borges, o ensaio serviu para mostrar a importância da criação de programas na cidade que ajudem a produção local a ter exposição fora.
A cena com a participação do joinvilense deve ir ao ar pelo quarto capítulo, e assim como o restante da cidade, ele também está curioso, já que não viu o trabalho final.
A minissérie
Na trama de Euclydes Marinho, com direção de núcleo de Ricardo Waddington, o ator Domingos Montagner, vive Paulo Ventura, um deputado que acidentalmente acaba ocupando o cargo de presidente. Ao seu lado durante o "mandato tampão" de 15 meses está a belíssima primeira dama Antonia, vivida por Maria Fernanda Cândido.
É nela que está o foco da vida pessoal de Ventura, recheada de casos extraconjugais e crises com o filho. "O Brado" conta com um elenco consistente para contar uma história de corrupção, adultério e poder. Além de Montagner e Maria Fernanda, a minissérie terá José Wilker no papel de antagonista e Mariana Lima como a deputada apaixonada pelo presidente.