Florianópolis- A Secretaria da Segurança Pública (SSP) inaugura, a partir de segunda-feira (16), o sistema de videomonitoramento nas unidades da Armação, Continente, Ingleses e Coqueiros. Florianópolis conta hoje com 140 câmeras de vigilância já instaladas, de um total de 290 que serão ativadas a partir de fevereiro. O projeto de videomonitoramento, investimento de R$ 2,5 milhões, é resultado de uma parceria entre as secretarias da Segurança Pública, Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura Municipal de Florianópolis.
A maratona de inaugurações inicia nesta segunda-feira, às 10h, com a entrega da central da Armação, antiga reivindicação da comunidade do Sul da Ilha. O projeto prevê a instalação de 28 câmeras nas comunidades da Armação, Campeche, Rio Tavares, Fazenda do Rio Tavares, Ribeirão da Ilha, Morro das Pedras, Tapera e Pântano do Sul. Nesta fase inicial, o sistema funcionará com cinco câmeras, e a instalação das demais acontecerá de forma gradativa. “A ideia é instalar todo o sistema até o fevereiro”, explica o coordenador do sistema de videomonitoramento urbano da SSP, tenente-coronel Vânio Luiz Dalmarco. A Central está instalada na rua Fernando Becker, junto à base operacional da PM. O oficial esclarece que todo o monitoramento das imagens será feito por policiais militares e agentes temporários contratados.
Na quarta-feira (18), também às 10h, será a vez do Continente receber os novos equipamentos de vigilância. A nova central funcionará no quartel do 22º Batalhão da Polícia Militar, na Vila São João. O projeto inicia com nove câmeras de vigilância de um total de 26 que serão instaladas nos bairros Vila São João, Balneário, Estreito, Jardim Atlântico, Monte Cristo e Chico Mendes.
Ingleses e Coqueiros –
Também já foram definidas as datas de inauguração das centrais dos Ingleses e Coqueiros. No Norte da Ilha, a central será entregue no dia 23 de janeiro, a partir das 10h. Serão oito câmeras de vigilância monitorando os principais pontos de movimentação nos Ingleses. A Central funcionará na Rua Silveira, anexo ao quarto pelotão do 21º Batalhão da PM.
Em Coqueiros, a inauguração será no dia 25 de janeiro, também a partir das 10h. Serão 16 câmeras fazendo o monitoramento dos bairros Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo e Abraão. A Central está instalada na Avenida Max de Souza, junto à base operacional da PM.
Para o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, os investimentos trarão resultados positivos. “O sistema de videomonitoramento é um forte aliado ao trabalho das polícias na área da prevenção e combate ao crime”. Grubba também citou os constantes investimentos do Governo na área de tecnologia e a parceria com o Turismo, que colocam Santa Catarina como o Estado mais seguro do país e o melhor destino turístico.