O Banrisul, que atualmente realiza cerca de 3 mil operações mensais de câmbio para turismo (entre venda de moeda estrangeira em espécie e emissão de travel-checks), prevê que até o final de 2012 o volume de negócios cresça entre 20% e 30%, impulsionado pelos cartões pré-pagos, lançados nesta quinta-feira em parceria com a Mastercard. O impacto será no setor do banco que movimenta, por semestre, até US$ 15 milhões.
A novidade, batizada de Banrisul Mastercard Travel Card, poderá ser emitida por qualquer agência do banco, conforme explicou o diretor comercial, Jone Pfeiff. "Nas agências onde existe carteira de câmbio, a emissão do cartão será feita no mesmo dia. Nas demais, o cliente encaminha o pedido e recebe o cartão em até seis dias. As recargas, que podem ser feitas tanto em dólares quanto em euros, estão disponíveis em qualquer agência", detalhou.
O presidente do Banrisul, Túlio Zamin, ressaltou que a iniciativa é pioneira na região Sul, onde esse tipo de produto vinha sendo ofertado apenas por corretoras de câmbio. "Nosso grande diferencial é colocar esse produto disponível em toda a nossa rede de agências. Atualizar as nossas plataformas e os nossos produtos é, sem sombra de dúvidas, um desafio. Esta parceria com a Master, a parceria do Banricompras com os cartões de créditos, já anunciada, foi muito importante. Estamos convencidos de que precisamos avançar nessa relação para aproveitar a expertise e a inteligência dessa grande empresa", disse ele.
Zamin ressaltou que o novo produto oferece vantagens financeiras concretas, como a isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF, de 6,38%) e o conhecimento antecipado da taxa cambial. Por isso, acredita ele, a opção deve ganhar espaço frente ao uso de cartões de crédito no exterior. Como esses cartões, o Travel Card possui um chip integrado e poderá ser usado para fazer saques em moeda local na rede de 1,8 milhão de caixas automáticos vinculados à rede Mastercard no mundo inteiro, além de ser usado como meio de pagamento direto nos 32 milhões de estabelecimentos comerciais credenciados pela bandeira de cartões. "É um produto que, além de vantagens financeiras, traz segurança, conforto e versatilidade para os nossos clientes. Nesse mundo globalizado, de mobilidade, essa é mais uma ação do banco dentro de nossa estratégia de focar no atendimento", ressaltou o executivo.
Para o vice-presidente comercial da Mastercard, João Pedro Paro, o cartão pré-pago já faz parte da viagem dos brasileiros e a modalidade, que atende as classes A e B em suas viagens internacionais, também tem variações para atender os mercados de frete, de incentivos e o mercado geral. Citando dados do Banco Central, ele indicou que metade dos trabalhadores brasileiros recebem seus salários em espécie e são o público potencial para a expansão de cartões pré-pagos. "É um produto que completa a oferta de soluções das instituições financeiras, que não deixam de atender aqueles que não têm o perfil de crédito e de correntistas", apontou.
Fonte: Jornal do Comércio RS