Bom Retiro - A construção de uma escola de ensino médio no município de Bom Retiro foi garantida nesta terça-feira (10), com a entrega da ordem de serviço pelo Governo do Estado à empresa contratada para a execução da obra, estimada em R$ 6 milhões. O documento foi assinado pelo secretári da Educação, Marco Tebaldi, e entregue ao representante da ESE Construções, Eduardo Espíndola. O ato ocorreu na EEB Alexandre de Gusmão, com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, do prefeito de Bom Retiro, José Antônio de Melo e demais autoridades.
A construção da escola deve iniciar dentro de 20 dias em um terreno do Estado, próximo ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), com prazo de conclusão em 15 meses. Com uma área de 5,9 mil m², a estrutura contará com 12 salas de aula, biblioteca e sete laboratórios básicos (química, biologia, física, matemática, línguas e dois de informática). Também estão previstos no projeto um auditório para platéia de 200 pessoas, um teatro de arena ao ar livre e um centro esportivo cultural com quadra poliesportiva e vestiários.
Para Tebaldi, a construção de uma escola voltada exclusivamente para o ensino médio vem ao encontro das metas do Governo do Estado, com o fortalecimento da educação dos jovens. “Vamos incentivar o ensino profissionalizante. Precisamos formar nossos jovens em cursos técnicos conforme a vocação de cada região e, assim, oferecer condições para que trilhem em direção a um futuro promissor”, destacou. A escola de Bom Retiro faz parte de um pacote que inclui ainda a construção de mais dez unidades voltadas ao ensino médio em várias partes de Santa Catarina com recursos garantidos por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação e Cultura (MEC).
A secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, ressaltou que a escola vai oferecer aos jovens da região a oportunidade de cursar o ensino médio em uma estrutura moderna, com a possibilidade de qualificação profissional por meio de um sistema de educação com qualidade. “Não basta inserir o jovem no mercado de trabalho, mas contribuir para que sua formação faça a diferença no desenvolvimento de sua comunidade”, disse. Segundo a secretária, a expectativa é de que a escola se torne um centro de referência em ensino médio na região de São Joaquim.