Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Incentivo à produção orgânica em São Bento

Quarta, 11 de janeiro de 2012

São Bento - Ao transitar pela Estrada Schramm é possível visualizar, no alto do morro, a propriedade de Erico Liebl. Ali, o senhor de mãos sujas de terra não esconde a satisfação ao colher tomates, pimentão e batatinha, tudo livre de agrotóxicos. Liebl faz parte, juntamente com outros produtores, de uma parceria entre a Prefeitura de São Bento do Sul e o Governo Federal, a qual incentiva o cultivo de alimentos orgânicos.

 

Conforme o secretário de Agricultura, Edimar Salomon, que visitou a produção de Erico na manhã desta terça-feira (10), o projeto, iniciado no ano passado, compõe a construção de 10 estufas para plantio de produtos orgânicos no município. “Com a construção das estufas beneficiamos toda população, pois cada vez mais percebemos como é saudável o consumo de produtos sem veneno”, disse, completando: “Hoje em dia ninguém sabe mais o que está comendo”.

 

Para ajudar no cultivo dos alimentos, a Prefeitura realizou palestras e levou os produtores em várias cidades. “Fomos para Timbó, onde recebemos explicações de técnicos e ganhamos as sementes do tomate cerejeira. De Canoinhas vieram as sementes de batatinha. Tudo para a gente experimentar aqui, na nossa cidade”, comentou Erico.

 

Mesmo com o trabalho constante, o qual exige irrigação, poda e colheita, o proprietário da estufa no bairro Schramm comemora. “É bastante trabalho. Só pra se ter ideia, a irrigação é feita diretamente nas raízes das mudas, uma por uma, onde a água é captada da chuva. Isso tem ajudado bastante na produção. Na semana passada colhi um tomate pesando 350 gramas. Em 250 metros quadrados, calculo uma produção de 1500 a 1600 kg. Pena que não começamos antes”, disse.

 

Certificação

 

Segundo Salomon, o projeto agora é para a criação da certificação dos produtos. “O selo de orgânicos é muito importante para a comercialização dos produtos. Com o selo as pessoas têm a certeza de consumir um produto saudável”, reforça.

 

Onde encontrar

 

Para adquiri tomates de diversas variedades, como, por exemplo, coração de boi, longa vida e cereja, ao preço de R$ 3 o Kg, a pessoa pode se dirigir à Rua Fernando Hubl, 65, no bairro Schramm, próximo da Escola Henrique Schwarz. “Além de comprar, a pessoa pode ter o prazer de tirar os produtos do próprio pé. Todos serão bem-vindos”, finaliza Erico.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA