Lages - O reitor em exercício da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc, Marcus Tomasi, anunciou, nesta quinta-feira (5), que a Udesc irá investir R$ 7,2 milhões para construção do prédio de 5.026 m² do curso de Engenharia Florestal, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages. “O edital de licitação já foi assinado. A entrega das propostas será no dia 14 de fevereiro e, após a ordem de serviço, a empresa que vencer a concorrência, com menor preço, terá 36 meses para executar a obra”, diz Tomasi.
O novo prédio irá abrigar salas de aula e dos professores, o herbário da Udesc, o setor de tecnologia da madeira, terá um auditório para 120 pessoas, laboratórios específicos para o curso de Engenharia Florestal, além de servir para o Mestrado em Engenharia Florestal, que foi aprovado no mês passado pela Capes. “Além do ensino, o prédio servirá para pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor florestal e madeireiro, que são as principais atividades do Planalto Serrano”, garante o sub-chefe do departamento de Engenharia Florestal, João Fert Neto.
O curso de Engenharia Florestal da Udesc foi criado em 2004, tem avaliação 4 pelo Enade, e atende cerca de 400 alunos. O recém-lançado mestrado, que iniciará suas atividades em março, terá duas linhas de pesquisa: Produção Florestal e Tecnologia da Madeira e Ecologia de Espécies Florestais e Ecossistemas Associados. “O mestrado irá colaborar para solidificar a Engenharia Florestal. A grande maioria dos nossos alunos já sai do curso empregado”, finaliza João Fert Neto. Com isso, a unidade da Udesc em Lages já oferece sete cursos de pós-graduação Stricto Sensu, sendo quatro mestrados e três doutorados.