Entidade atendeu 10 mil pessoas na modalidade de educação que permite aos trabalhadores da indústria o retorno à sala de aula. Solenidades de formatura marcaram a conquista em todo o Estado
Florianópolis - Mais de 1,3 mil trabalhadores da indústria de todo o Estado encerraram uma etapa importante da vida escolar em 2011 ao concluir os estudos da Educação de Jovens e Adultos por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com as indústrias onde atuam. A conquista foi celebrada em todo o Estado com solenidades de formatura que contaram com a participação de estudantes, familiares e empresários. O Sistema FIESC, por meio do SESI, atendeu 10 mil trabalhadores em 2011 na Educação de Jovens e Adultos.
"Esse é um dia especial para o trabalhador que vivencia um momento de glória e de celebração com a família e os amigos. Por meio do SESI, a realidade desse trabalhador é transformada e novas portas se abrem", comenta Maria Tereza Cobra, coordenadora de Educação. A elevação da escolaridade do trabalhador da indústria é uma das três grandes diretrizes que norteiam a atuação da entidade em 2012. Entre as ações previstas para a Educação de Jovens e Adultos estão o incremento de novas tecnologias em sala de aula e a inserção nas mídias sociais.
Quase 75% dos alunos que concluíram os ensinos Fundamental e Médio trabalham em indústrias instaladas nas regiões Planalto Norte, Norte, Vale do Itajaí e Sul. Os outros 25% distribuem-se entre as demais regiões do Estado. A Educação de Jovens e Adultos do SESI permite aos trabalhadores elevar a sua escolaridade básica por meio da maior rede de educação de jovens e adultos in company para as indústrias em Santa Catarina. Em 2012, a meta é atender mais de 13 mil trabalhadores.