Rafaela Mazzaro | rafaela.mazzaro@an.com.br
Para receber os mais de 600 participantes do 7º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), em Jaraguá do Sul, a organização do evento não parou nem mesmo na semana entre Natal e Ano-novo. Os dias que antecederam 2012 foram de intensa movimentação de bastidores.
— Na semana do Natal, finalizamos a logística de transporte dos alunos e a hospedagem dos professores —, afirma Fenísio Pires Júnior, diretor executivo do Instituto Femusc.
Entre 22 de janeiro a 4 de fevereiro, Jaraguá do Sul é invadida por virtuoses da música erudita, que tanto vêm para se aprimorar em oficinas super disputadas, como para se apresentar nos palcos da cidade. E embora a expectativa seja grande, a movimentação maior da organização vai começar mesmo duas semanas antes da programação ter início, com a instalação da secretaria do evento na Scar e montagem dos equipamentos necessários aos instrumentistas.
Nesta edição, a principal mudança será a transferência das atividades das oficinas para o campus da Católica de Santa Catarina, concentrando no Centro Cultural da Scar somente ensaios e concertos principais. Segundo o diretor executivo do instituto, a mudança aumenta a qualidade das apresentações.
— Apesar de dar um ar cosmopolita ao Femusc, manter todas as atividades na Scar prejudicava os ensaios por conta dos vários ruídos —, declara Fenísio.
Programação segmentada
O site do Femusc oferece facilidades para quem não quer perder nenhuma das apresentações que tenha interesse. No menu “Programação oficial 2012”, as atrações estão divididas por datas, mas, abaixo da lista, há a opção “Programação por interesse”.
O link reúne as categorias barroco e clássico, compositoras, estudantes, grupos sinfônicos, harpas, modernismo, música brasileira, música latina, piano, professores, profissionais, quartetos, romanticismo, século 21 e violão. Dentro de cada item, aparecem as apresentações disponíveis, com data, hora e local.
Ingressos gratuitos
A programação do Femusc reserva grandes encontros para as noites no Centro Cultural da Scar. As atrações especiais ficarão por conta do maestro João Carlos Martins, do violinista alemão Leon Spierer, do violonista costarriquenho Mário Ulloa, do violinista Daniel Guedes, do pianista Alexandre Dossin, do violinista-maestro cubano Andrés Cárdenes e do maestro-compositor Marlos Nobre.
Para assistir às 200 apresentações previstas em 18 séries musicais, que percorrem pontos diversos de Jaraguá, o público só precisa ter disposição. Os ingressos serão gratuitos e podem ser retirados na Scar, a partir de 17 de janeiro, com até dois dias de antecedência para os espetáculos especiais (limite de dois ingressos por pessoa).
A abertura do festival será com noite de autógrafos e lançamento do CD com o violonista Mario Ulloa e o violinista Daniel Gudes, com obras de Chico Buarque, Edu Lobo, João Bosco, Dorival Caymmi, Cartola, Ary Barroso, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Dudu Falcão.