Florianópolis - Com o objetivo de educar a comunidade para a percepção de situações de risco, foi criado o Programa Brigada Comunitária – Construindo comunidades mais seguras, para ser desenvolvido nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. O projeto, elaborado pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militar e pela Associação de Bombeiros Comunitários de Florianópolis, foi escolhido, entre 200 programas, como uma das 20 Melhores Práticas do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2011/2012, divulgado em dezembro de 2011. Agora, o projeto irá participar do Prêmio Internacional, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, no mês de julho.
O Programa Brigada Comunitária visa capacitar pessoas da própria comunidade na área de prevenção e intervenção nos casos de incêndios, acidentes domésticos ou outras emergências, por meio de cursos ministrados por profissionais e voluntários do Corpo de Bombeiros de Florianópolis e da Defesa Civil Municipal. O curso tem carga horária de 73 horas/aula, e cada comunidade forma de 10 a 15 brigadistas, com instrução teórica e prática.
Segundo o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Florianópolis, major Ricardo Luiz Dutra, só no Maciço do Morro da Cruz, existem 11 comunidades de vulnerabilidade social. “Com a formação de brigadistas, por meio do projeto, dezenas de relatos de intervenções exitosas dos mesmos foram registradas, tanto em emergências relacionadas à Defesa Civil, como também a princípios de incêndio e acidentes domésticos”, informa.
Ao final do curso, cada aluno recebe dois extintores portáteis de incêndios, uma bolsa contendo materiais de primeiros socorros e equipamentos de proteção individual como máscara de ressuscitação cardio-pulmonar, luvas, óculos e capacetes. Esses brigadistas, além de serem capacitados, também realizam vistorias, coordenadas pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Defesa Civil, nas residências das comunidades, a fim de orientar pessoas e corrigir situações incorretas nas casas vistoriadas.
O programa iniciou em 2009, em parceria com a Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental do município de Florianópolis. É financiado com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Desde o começo do Brigada Comunitária, já foram formados 125 brigadistas.
Como surgiu a ideia
O Corpo de Bombeiros Militar atende, em média, de um a dois incêndios em edificação por dia, sendo que boa parte ocorrem em comunidades socialmente vulneráveis, geralmente provocando perda total das residências de baixa renda e causando danos às famílias vitimadas. Isso ocorre porque são locais periféricos de difícil identificação, em que o acesso é precário, com vielas estreitas e aclives acentuados, sem água e outros recursos para as ações dos bombeiros, aumentando o tempo para realizar o socorro adequado.
De acordo com o major Dutra, um incêndio nestas comunidades, por exemplo, quando ocorre, as consequências são ampliadas porque não há ninguém devidamente orientado para tomar uma atitude certa e oportuna. “Assim, com a presença dos brigadistas, situações de risco podem ser evitadas e controladas até a chegada do Corpo de Bombeiros no local”, explica.
Premio Caixa Melhores Práticas
O Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2011/2012 visa identificar, documentar, selecionar, premiar e disseminar as melhores experiências em gestão local, das quais a Caixa participa como entidade financiadora, repassadora de recursos e/ou parceira para apoio técnico e operacional. Dessa forma, o Prêmio incentiva a adoção das práticas premiadas em situações que exijam soluções da mesma espécie, adequadas às diferentes realidades. Seleciona os projetos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nos assentamentos humanos brasileiros e para o alcance dos objetivos da Agenda Habitat no Brasil, por meio do estímulo à disseminação e reaplicação de melhores práticas de gestão local.
Foram inscritos 200 projetos das cinco regiões do país. O Programa Brigada Comunitária se classificou, sendo reconhecido o mérito da classificação das 35 práticas finalistas com a entrega de certificado, e ainda premiado entre as 20 Melhores Práticas, na cerimônia que se realizou em Brasília, com a entrega de troféus do Prêmio Caixa Melhores Práticas. Este prêmio, em nível nacional, classifica o Programa Brigada Comunitária para participar do Prêmio Internacional, promovido pelo Habitat/Organização das Nações Unidas, em parceria com a Municipalidade de Dubai/Emirados Árabes