Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Acadêmicos da Udesc participaram de seis operações do Rondon em 2011

Sábado, 31 de dezembro de 2011



Florianópolis  - A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc (Proex), por meio do Núcleo Extensionista Rondon (NER), divulgou um balanço das operações do Rondon em 2011. Os acadêmicos da instituição participaram de seis operações, sendo três do Ministério da Defesa, duas organizadas pela própria Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e uma da Universidade de Brasília (UnB).

O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. “O Rondon também busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades assistidas, por meio de operações”, afirma o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Paulino Cardoso.

A última delas, a “Operação Caminhos dos Tropeiros”, organizada em dezembro pela Udesc, contou com a participação de 200 alunos em 502 oficinas, e atingiu 15 mil pessoas em 15 cidades do Planalto Serrano catarinense. O NER também organizou, em julho deste ano, a “Operação Fronteira” em seis cidades do Extremo-Oeste catarinense, em duas do Paraná e em uma da Argentina, com a presença de 103 alunos. “O Núcleo Extensionista Rondon da Udesc começou, no ano passado, em duas cidades. Em julho estivemos em oito municípios e, em dezembro, 15. Somente nessas três operações atingimos 25 mil pessoas. A ideia é ampliar o programa em 2012”, informa o coordenador do NER, Alfredo Balduíno Santos.

Outras operações
Durante o ano, alunos e professores da Udesc também participaram do Projeto Rondon do Ministério da Defesa nas cidades de Curvelândia, no Mato Grosso; em Brejo Grande, em Sergipe; em Xambioá, em Tocantins; e da “Operação Celso Volpi”, organizada pela UnB, em Aurora do Tocantis. Em fevereiro de 2012, os acadêmicos da Udesc participam de mais uma operação da UnB na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. “Iremos com 30 acadêmicos que serão indicados pelos coordenadores da Operação Caminhos dos Tropeiros”, diz Santos.

Rondon da Udesc
O Rondon da Udesc tem o objetivo de contribuir com os municípios catarinenses, identificando os segmentos prioritários para o desenvolvimento local, articulando as competências e promovendo a interação dos cidadãos na busca de soluções que melhorem o ambiente social em que vivem. O projeto treina lideranças das cidades para atuar, de forma multidisciplinar, nas áreas da Educação, Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA