Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Sistema elétrico ganha reforço de R$ 80 milhões para o verão

Sábado, 31 de dezembro de 2011



Florianópolis - Devido ao enorme fluxo de turistas e veranistas nas praias e balneários catarinenses na alta temporada, o consumo de energia elétrica no litoral chega a ser três vezes maior do que o registrado nas demais estações. Com o objetivo de garantir atendimento eficiente a esse aumento de consumo, no ano de 2011, o investimento em obras que beneficiam o litoral catarinense chega a R$ 80 milhões.

As obras e as contratações beneficiam consumidores de 30 cidades litorâneas, distribuídas ao longo dos 560 km de extensão de costa do Estado. Com a conclusão das obras, haverá incremento de quase 170MVA na potência instalada para fornecimento de energia em Santa Catarina. “Os investimentos contemplam a construção e ampliação de subestações e de linhas de transmissão, reforma de redes e serviços de manutenção preventiva, além da contratação de novos profissionais para serviços de emergência e manutenção pesada”, explica o diretor-técnico da Centrais Elétrica de Santa Catarina (Celesc), Cleverson Siewert.

Obras - No litoral Norte, a construção de uma subestação e de 38 km de linha de transmissão para atender o novo terminal portuário está sendo fundamental para o atendimento eficiente do município de Itapoá, onde a população aumenta quase 20 vezes durante a temporada.

Os consumidores do litoral do Vale do Itajaí, principalmente dos municípios de Navegantes, Piçarras, Itajaí e São João do Itaperiú, estão sendo beneficiados com a energização da Subestação Navegantes.

Na mesma região, a ampliação da Subestação Porto Belo vai atender ao crescimento imobiliário de Itapema e Bombinhas, e o mesmo ocorre em Camboriú, com a ampliação da Subestação Camboriú e instalação de um transformador móvel no Morro do Boi. Juntas, essas obras vão aumentar em quase 110MVA a potência instalada da região.

Na Grande Florianópolis, estão concentradas obras de grande porte como a construção de 20 km de Linha de Transmissão entre as Subestações Trindade e Ilha Norte, em circuito duplo, que vai quadruplicar a capacidade de transmissão de energia para uma das regiões mais frequentadas do verão catarinense, que também será beneficiada com a ampliação de 60% da potência instalada na subestação Ilha Norte.

No Extremo-Sul, foram realizadas obras de reestruturação da rede, como a construção de uma nova conexão com a rede básica na região de Forquilhinha que melhora substancialmente o atendimento a Araranguá e balneários vizinhos. Na região de Tubarão, foram feitas obras de melhoria em toda a rede, como substituição de condutores, instalação e substituições de transformadores, além da ampliação da Subestação Garopaba. “Nesta região, devido ao alto índice de salinidade, também foram realizados serviços de manutenção preventiva, com substituição de equipamentos deteriorados pela maresia e limpeza das redes com robôs lavadores”, conta o diretor Siewert.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA