A inadimplência das empresas avançou 32,5 % em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme dados da Serasa Experian divulgados nesta quarta-feira. Em relação a outubro, o indicador aumentou 9,8 %, marcando a segunda maior variação mensal do ano, enquanto nos 11 meses até novembro a alta acumulada foi de 18,6 %.
Segundo os economistas da Serasa, inflação - que afeta todos os custos empresariais -, capital de giro ainda caro - que impacta os custos operacionais - e maior inadimplência do consumidor estão entre as razões para a elevação do índice.
"Nesse contexto, as empresas estão produzindo e ampliando seus estoques para as festas de final de ano numa posição de caixa menos favorável, resultando em elevação da inadimplência", afirmou a Serasa Experian, em nota.