Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

F i t a 2012 será em junho no Hangar Amazônia

Sexta, 30 de dezembro de 2011


A Feira Internacional de Turismo da Amazônia está confirmada para acontecer de 21 a 24 de junho de 2012, em Belém. O Hangar  – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - será palco da sexta edição da feira, considerada o maior e mais importante evento promocional e de comercialização de produtos dos países, configurando-se como  a grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer a oferta de produtos e serviços turísticos da região amazônica.

Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), órgão oficial de turismo do Pará responsável pelo evento, já está costurando importantes parcerias para enriquecer a programação.

“Empresas como a Trend Operadora, organizadores do Festival de Turismo de Gramado, parceiros da Brastoa e de outros setores já estão confirmando presença na Fita, que se configura como  a grande vitrine de produtos turísticos da Amazônia para os mercados nacional e internacional”. Diz Adenauer, que pretende retomar em 2012 estratégias de sucesso realizadas na Fita de 2006, como o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques do Reis”, ferramenta de fortalecimento da divulgação do turismo paraense.

A Fita foi criada em 2002 pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) com o intuito de ampliar, promover e comercializar, de forma integrada, os diferentes segmentos da atividade turística dos países amazônicos e de outros mercados emissores mundiais. As edições acontecem de dois em dois anos e todos os países amazônicos são representados institucionalmente e através da iniciativa privada.

Carlos Figueira, gerente de Assuntos Nacionais da Paratur, informa que a feira é voltada para operadores e agentes de viagens, representantes de empresas de transporte, hoteleiros, órgãos oficiais de turismo, imprensa especializada,  profissionais do setor, professores e estudantes, entre outros.  Ele explica que a estrutura da FITA inclui a Feira de Produtos Turísticos, Espaços Temáticos, Programação Técnico-Científica, Bolsa de Negócios e Apresentações Culturais.

Um diferencial na Fita são as missões promocionais, a exemplo da realização de “famturs” e “press-trips”, que apóiam viagens ao Pará de familiarização de operadores e jornalistas, respectivamente. A Paratur espera reunir o maior número de profissionais, disseminando e compartilhando experiências, informações e tecnologias a serviço do turismo, como fator para geração de trabalho e renda

Entre os participantes já confirmados estão os organizadores do Festival de Turismo de Gramado (Festuris).  A confirmação veio dos próprios diretores da empresa, Marta e Marcus Vinicius Rossi e Eduardo Zorzanello, que ao longo dos quatro dias da 23ª edição do Festuris, que aconteceu de 17 a 20 de novembro no Rio Grande do Sul, não pouparam elogios ao Pará, alvo de muitas reverências e reconhecimentos como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil e do mundo.

Aproximadamente 1500 agentes de viagens das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, estarão presentes na FITA 2012. O destaque é para os agentes que apresentarão pacotes turísticos para a Copa de 2014.

Desde sua primeira versão em 2002, a FITA vem apresentando a oferta de produtos turísticos da região como um bloco único aos mercados turísticos, e consolidando a atividade como uma alternativa viável ao desenvolvimento econômico e social, por meio da atração de novos investidores à região. Além disso, a integração fortalece uma maior demanda de turistas (nacional e internacional) em visita ao singular e rico ecossistema existente, para conhecer a diversidade histórica e cultural da Amazônia.

Jeferson Höenisch e Benigna Soares – ASCOM Paratur

Governo do Pará publica decreto de criação da Secretaria do Turismo  

Nesta quinta-feira, dia 29, o Diário Oficial do Estado do Pará traz publicada a Lei Nº 7.593, de 28 de dezembro de 2011, através da qual o governador Simão Jatene cria o Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur) e a  Secretaria de Estado de Turismo (Setur).  O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno na Assembléia Legislativa do Pará no último dia 15 e vem preencher uma demanda do trade turístico e de toda a sociedade.

O Segetur que tem por missão institucional promover o desenvolvimento turístico no Estado do Pará, de forma integrada e articulada, com os órgãos que o compõe: Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur); Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

O decreto traz como funções básicas do Segetur, através dos órgãos que o compõem, propor a política estadual de desenvolvimento do turismo; promover e divulgar o turismo do Estado do Pará no país e no exterior; estimular as iniciativas públicas e privadas de incentivo às atividades turísticas; planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os planos e programas de incentivo ao turismo.

Setur– A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), órgão da administração direta, vinculada à Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), é também o órgão central do Sistema Estadual de Gestão de Turismo, cuja atuação está voltada para a observância e o cumprimento de sua finalidade institucional e das funções desenvolvidas pelos órgãos integrantes do sistema.  Surge com a finalidade de planejar, coordenar e gerenciar a política de desenvolvimento turístico no Estado do Pará.

F o m e n t u r – Atualmente presidido pelo gestor da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, o Fomentur tem por finalidade auxiliar o Secretário de Estado de Turismo na proposição da Política Estadual de Turismo e na execução de ações estratégicas de turismo do Estado do Pará, bem como dos programas, projetos e atividades deles derivados. É formado por mais de 40 entidades de classe e representativas do poder público, setor empresarial e organizações não governamentais, que através de reuniões ordinárias e extraordinárias garantem o aconselhamento do gestor quanto as ações, programas, projetos, ações, serviços e outros que beneficiam o setor.

P a r a t u r – A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), criada em 1971 ainda como uma loja de comercialização de produtos artesanais e que posteriormente evoluiu internamente para a missão de promover, fomentar, divulgar, articular e dar outras providências quanto ao turismo do Pará, a partir da criação do Segetur, tem como finalidade estimular e promover o desenvolvimento da cadeia produtiva de turismo, desenvolver o marketing turístico e as estratégias de comunicação do Pará, no Brasil e no exterior, assim como organizar produtos e destinos orientados ao mercado.

Aprovação da Secretária - No último dia 15 de dezembro, foi aprovado em primeiro turno na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, o projeto de lei que cria a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, apresentado no último dia 11 de novembro a toda a sociedade paraense pelo governador Simão Jatene, que na oportunidade lançou o Plano Estratégico do Turismo do Pará, nova marca e novo site promocional do turismo.

O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, defensor do projeto, comemorou o resultado da aprovação que contou com o voto de 35 deputados presentes na Casa das Leis. 

Agora temos aprovado pela Assembléia e à disposição do governador para sancionar o Sistema de Gestão Pública do Turismo do Estado do Pará. É um momento para se festejar e a partir de agora colocar  em prática o planejamento que já foi lançado, com o Plano Estratégico do Turismo do Pará.  Está lançado também  o pacto da gestão pública, do empresariado, da sociedade em geral pelo turismo”. Diz Adenauer, ao explicar que o Plano, denominado “Ver-o-Pará”,  contempla nove macroprogramas que vão direcionar os novos rumos do turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico e 26 projetos voltados para ações de marketing.

Empresários, gestores municipais, jornalistas especializados e outros comemoraram a publicação da lei que criou o Segetur.

“Esta é uma grande conquista de todos os setores do turismo. O Governo do Estado, em especial o governador Simão Jatene, está de parabéns pela iniciativa que reconhece o turismo como uma prioridade de investimentos, tendo em vista sua importância para a geração de emprego, renda e qualidade de vida da população”. Disse Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), ao enaltecer a importância do trabalho do presidente da Paratur, Adenauer Góes, em seus primeiros anos de gestão entre 1999 e 2006 e agora em 2011 para a criação não só da Setur, mas de todo o Segetur.

O jornalista João Ramid, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) elogiou a iniciativa principalmente por que o Segetur mantém em funcionamento a Paratur.  “Parabéns ao Pará por esse investimento. A divulgação do turismo paraense no cenário nacional e internacional é imprescindível e necessita de um olhar aprimorado, de pessoas experientes e que priorizem esse trabalho. Com a Paratur voltada à promoção, marketing e divulgação, como acontece com a Embratur, o Pará certamente vai estar na pauta e na prateleira do dos meios de comunicação e das agências e operadoras de turismo do mundo”. Afirmou João Ramid.

A estrutura da  Secretaria de Estado de Turismo (Setur) envolve 64 cargos comissionados, entre secretário, assessores, gerentes, diretores e técnicos.  Os recursos previstos para funcionamento da Setur somam R$ 3.487.870,00.

Benigna Soares - ASCOM PARATUR 

Policiamento turístico do Pará ganha 20 novas viaturas

O governador do Pará, Simão Jatene, entregou na manhã desta quinta-feira, dia 29, para uso no policiamento turístico do Pará 20 novas viaturas. Os veículos, além de equipados para atuar tanto na capital quanto no interior, se diferenciam dos automóveis tradicionais por que receberam intervenção de imagens turísticas representativas dos principais ícones turísticos do Pará. Complexo Ver-o-Peso, Estação das Docas, Basílica de Nazaré, Portal de Mosqueiro, orlas de Icoarací,  Bragança e  Soure, no Marajó, praias de Salinas e Alter-do-Chão  foram algumas da imagens plotadas nas viaturas, oriundas do banco de imagens da Companhia Paraense de Turismo, órgão responsável pela promoção, marketing e divulgação do turismo paraense.

Simão Jatene, que durante entrevista coletiva concedia na manhã desta quinta-feira no Hangar apresentou balanço positivo da segurança pública em 2011 em relação a 2010, justificou por que em sua gestão ao longo de 2011 priorizou, entre outras áreas, o turismo.

 “O turismo pode ser um vetor de crescimento e desenvolvimento importante para o Estado, por que permite combinar algumas coisas que são de interesse para Pará”. Afirmou o governador, para quem o turismo, além de trabalhar o imaginário das pessoas, garante elevação de renda, eleva a auto estima e valoriza características importantes do Estado, como o aproveitamento sustentável do ecossistema, a culinária, que para ele é   “a melhor síntese da Amazônia”, as praias e outras riquezas.

O governador, que sancionou esta semana a Lei Nº 7.593, de 28 de dezembro de 2011, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, dia 29 e que cria o Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur) e a  Secretaria de Estado de Turismo (Setur) lembrou que  “o turismo vem mudando, inclusive, de forma no mundo. As pessoas não vão mais ver uma paisagem bonita. Elas querem viver uma experiência bonita. Elas querem entrar no cartão postal. Não tenho dúvida de que para isso o Estado precisa estar melhor equipado em segurança, na área da saúde”. Lembrou Jatene.

O secretário de segurança pública do Pará, Luiz Fernandes Rocha, apresentou levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese-PA), que demonstra  uma redução de 11,36% da criminalidade no Pará em 2011, em relação ao ano anterior, com um saldo positivo de 635 vidas preservadas até o dia 26 de dezembro no Pará.  Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 29, pelo governador Simão Jatene; o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, e o supervisor técnico do Dieese-PA, Roberto Sena, no Hangar

Major Henrique Pereira, comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) comemorou os novos equipamentos de segurança turística.

“A polícia turística já tem 15 anos, foi implementada em 1996 e de lá pra cá temos brindado várias conquistas. A Secretaria de Segurança Pública tem essa concepção de que o policiamento turístico tem que ser um diferencial no atendimento, na hospitalidade, na chegada dos turistas, nos principais locais de visitação do Estado. Então essas 20 viaturas adquiridas agora, estão todas equipadas com layout diferenciado, que é justamente para dar esse conforto no atendimento ao turista”. Disse Major Pereira.

Ele informou ainda que um grande avanço na segurança turística no Pará foi a instalação do Posto de Segurança Turística no Aeroporto Internacional de Belém, resultado de uma articulação da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) com a Infraero e a Segup.

“A presença da Ciptur no aeroporto foi um dos principais avanços este ano, já que o aeroporto é considerado o principal portão de entrada do nosso Estado e a PM tem que está presente nestes locais. Lá estamos atuando com policiamento 24 horas com efetivo preparado em uma confortável sala”. Diz Major Pereira.

Sargento Uchoa, que será o condutor da viatura que será deslocada ao município de Soure, na ilha do Marajó, estava orgulhoso com o novo equipamento de trabalho.  “Uma sensação boa de dar melhor segurança e servir melhor a população e os turistas que vão lá visitar. Estar com um carro novo desses é bem confortável, tanto para nós quanto para quem precisa”. Garantiu o policial.

Das 20 novas viaturas da CIPTUR 10 vão ser encaminhadas para a garantia da segurança aos turistas no interior do Estado, tendo como referência os municípios sede dos seis pólos turísticos do Pará.

BENIGNA SOARES - A S C O M   PARATUR



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA