Florianópolis - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), devolverá à comunidade catarinense o cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), nesta sexta-feira (30), às 20h. O cronograma inicial da obra, licitada há dois meses, será antecipado em um dia. O equipamento cultural, desativado desde maio de 2009, retomará suas atividades totalmente revitalizado. “Não haverá em Santa Catarina nenhuma sala de cinema com qualidade superior ao que entregaremos”, enfatizou o presidente da FCC, Joceli de Souza.
O cinema contará com uma operadora a ser contratada, emergencialmente, por um período de até 180 dias, que terá seus trabalhos supervisionados por uma curadoria capitaneada pelo Museu de Imagem e de Som (MIS). Aos cinéfilos tradicionais, a boa notícia é que será mantido o estilo original, com sessões cult movies - filmes alternativos fora do circuito nacional.
Acessibilidade
A revitalização do cinema do CIC comporta espaços especiais, atendendo o direito à acessibilidade, com poltronas para obesos e com mobilidade reduzida, além de espaços para cadeirantes. O auditório, que tem capacidade para 137 pessoas, ganhou um tratamento acústico especial em todo o chão entre as cadeiras, paredes e teto.
Contrato especial da operadora
O contrato especial da operadora do Cinema do CIC atende às determinações da Lei 8.666, de junho de 1993. A legislação estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e municípios.