São Bento - Inauguradas em novembro, as estufas para produção de orgânicos iniciam a comercialização de tomates. Numa parceria entre a Prefeitura de São Bento do Sul e o Governo Federal o projeto visa incentivar o cultivo de alimentos saudáveis livre de agrotóxicos. A iniciativa beneficia toda a comunidade pois os primeiro frutos já estão a disposição em feiras, verdureiras e diretamente com os produtores.
O proprietário da estufa instalada no bairro Schramm, Erico Liebl, comemora o sucesso da primeira produção. “Trato essa plantação com muito carinho, todo dia faço a irrigação, além das podas necessárias e agora já começa a colheita”, comentou. Erico disse que os frutos somente são colhidos quando estão totalmente maduros. “Isso garante que eles se desenvolvam e tenham um sabor especial”, afirma.
Os pés de tomates estão bastante carregados e a previsão é que o auge da colheita aconteça em janeiro. “Acredito que toda a produção chegue em torno de 1.500 quilos”, acrescentou Liebl. No local foram plantados tomates comuns e também o tomate cereja, excelente para saladas e aperitivos. O produtor avisa que os tomates podem ser adquiridos diretamente na sua horta, localizada na rua Fernando Hubl, próximo da Escola Henrique Schwarz.