Para 44% dos brasileiros, um dos piores momentos da vida são as dificuldades financeiras. O grau de importância que os brasileiros dão para as finanças é tão grande, que o motivo perde apenas para a perda de entes queridos, com 55%. Os dados são da pesquisa de múltiplas respostas “Quem inspira as pessoas para o Ano Novo?”, realizada pela Giacometi Comunicação.
A classe C, foi a que mais teve representantes assinalando as duas opções, ambas com 50%. Nas classes AB, foram 60% para perda de um ente querido e 38% para dificuldades financeiras.
Na terceira posição, de modo geral, 36% dos brasileiros escolheram os problemas de saúde como os piores momentos da vida, seguidos pelos 29% que acreditam ser o desemprego, e 22% as brigas na família.
Bons momentos
Já entre os melhores momentos da vida dos brasileiros, para 64%, o nascimento dos filhos dispara na frente. Na sequência, com 31%, aparece o casamento, empatados com 16%, a formatura e o emprego e, por fim, com 13%, o vestibular.
O nascimento dos filhos e o casamento têm presença mais forte na classe C, com 67% e 38% de citações, respectivamente. Já formatura, emprego e vestibular têm presença mais forte nas classes AB, com 22%, 18% e 15%, nesta ordem, contra 10%, 13% e 10% na classe C.
Fonte: InfoMoney / Fabiana Pimentel