São Bento - O prefeito Magno Bollmann recebeu em seu gabinete, na segunda-feira (19), o presidente 2011 da JCI de São Bento do Sul, Edinilson Schmidt. Durante a visita, o presidente realizou a entrega do Guia dos Patrimônios Históricos Materiais, elaborado pelo clube, com apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural de São Bento do Sul.
No guia, além das imagens dos 45 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico de São Bento do Sul, com descrição da história de cada um, também um mapa identifica onde está localizado o imóvel. “O guia, que será distribuído gratuitamente, estará à disposição nas escolas, fundações e secretaria de Turismo”, disse Edinilson.
Segundo Magno, a participação de jovens na elaboração de projetos em prol da cidade é sempre bem-vinda. “Sinto uma satisfação muito grande quando percebo que jovens participam de projetos como este. Isso demonstra a importância de clubes como a JCI”, citou.
Estiveram presentes no encontro, a presidente JCI eleita para 2013, Luiza da Silva, e o presidente 2010, Marco Redlich.
Em 2010, a JCI de São Bento do Sul realizou um projeto de identificação dos patrimônios históricos materiais, onde, em cada imóvel era fixada uma placa em acrílico. Na placa constam um prevê histórico do imóvel tombado e a identificação da sua lei de tombamento. 45 imóveis receberam a identificação.
Com os imóveis identificados, a JCI elaborou, em 2011, um projeto o qual foi aprovado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura-Simdec, para desenvolver um Guia sobre os Patrimônios Históricos. 1500 exemplares foram elaborados e distribuídos. “Desenvolvemos esse Guia, pois boa parte da população desconhece a história das edificações antigas do município”, finalizou Edinilson.