São Bento - A noite de sexta-feira (16) foi muito especial paraa história e cultura de São Bento do Sul. Napresença de uma centena de pessoas foi realizadaa solenidade de inauguração do Museu NaturalEntomológico Ornith Bollmann, uma importanteobra que conta com um riquíssimo acervoentomológico que, além de estar exposto paratoda população, terá grande importância científicaquando o borboletário e o laboratório estiveremprontos no próximo ano.
Muitas personalidades marcaram presença aoevento, além do prefeito Magno Bollmann, vice-prefeito Flávio Schuhmacher, secretáriosmunicipais, empresários, ex-prefeitos FrankBollmann e Odenir Weiss, colaboradores domuseu, dentre eles Ivo Rank e Celso de Bruns,presidente da Câmara de Vereadores Nilva MarliLarsen Holz, deputado estadual Silvio Dreveck,comandante da 2a Companhia do Batalhão dePolícia Militar Ambiental de Joinville, MajorAdilson Schlickmann Sperfeld , representantes daUniversidade da Região de Joinville – Univille,representantes da Universidade do Contestado –UNC, presidente da ASTRAN Associação deTransporte do Norte Catarinense, Sr. CarlosAlberto Zulauf, e demais convidados.
Durante a solenidade de inauguração foi assinadoum termo de parceria entre Prefeitura de SãoBento do Sul, através do prefeito MagnoBollmann, 2a Companhia do Batalhão de PolíciaMilitar Ambiental de Joinville, através do MajorAdilson Schlickmann Sperfeld, e ASTRAN -Associação de Transporte do Norte Catarinense,através de seu presidente Carlos Alberto Zulauf.
Com este termo, São Bento do Sul passa a contarcom um posto avançado da Polícia Ambiental nalocalidade de Rio Natal.
Borboletário
Outro destaque da noite foi o lançamento dapedra fundamental do Borboletário JosephBáscfalusi, que será construído no próximo ano,com recursos do governo do estado através daSecretaria de Estado de Turismo. Para estemomento, Mauro Fernandes Báscfalusi, filho doentomólogo Joseph Bacsfalusi (in memorian), foiconvidado a participar do ato.
Homenagens
Em seu pronunciamento a vereadora Nilva LarsenHolz cumprimentou especialmente a famíliaBollmann, que empresta o nome ao museu, erecordou de quando era criança, “lembro muitobem do senhor Ornit. Cheguei a vê-lo com netz(artefato utilizado para pegar as borboletas)pegando borboletas”, disse.
O deputado Silvio Dreveck destacou aimportância dos museus para as próximasgerações. “Os museus são uma grande alavancapara o turismo”, disse o deputado, ainda falandoao prefeito Magno Bollmann: “não tive aoportunidade de conhecer o senhor OrnithBollmann, mas presenciei o momento em que, emcerta ocasião, no sul do Pará, estávamos comdiversas pessoas, dentre elas seu irmão FrankBollmann e seu cunhado Luiz Garcia, e enquantoparticipávamos de outras atividades, eles estavamtrabalhando abaixo de um sol de 40 graus paratrazer borboletas para São Bento do Sul, issodemonstra a paixão que a família herdou dosenhor Ornith pelo estudo das borboletas”,concluiu Dreveck.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente,Edimar Geraldo Salomon disse que “para nóscomo filhos de São Bento do Sul, é um orgulhotermos esse museu”. O prefeito Magno Bollmann,que se emocionou em seu pronunciamento, disseque “ o fato que acontece hoje era a preocupaçãode que tudo aquilo que se preservava pudesse serexposto para conhecimento