Solenidade tem início às 19:00
São Bento – O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann inaugura hoje, sexta-feira. A solenidade tem início às 19:00 e contará com a presença de autoridades, apoiadores do projeto, estudantes e comunidade em geral. Localizado no prédio do departamento de Meio Ambiente, na SC-301, esquina da Rodovia dos Móveis, conhecido como trevo do Mato Preto, o Museu Natural abrigará diferentes espécies de animais, insetos, plantas e minerais, entre outros. O acervo também será composto por mais de 450 fotografias da Área de Preservação Permanente – APA, imagens resultantes do último concurso fotográfico realizado pelo departamento. Proporcionar à população a oportunidade de conhecer detalhes sobre insetos, plantas e demais animais é um dos objetivos do projeto.
“A criação do Museu Natural, além de contribuir com pesquisadores e estudantes, também terá função importante junto à comunidade, gerando conhecimento e ampliando a visão, favorecendo também a preservação”, ressalta o prefeito Magno Bollmann, destacando ainda que o local será um atrativo turístico. O espaço contará ainda com material de apoio ao estudante e interessados, através de artigos e publicações fornecidas por universidades e demais parceiros do projeto. “A intenção é agregar pesquisa e manter a universidade próxima do museu de forma que os estudantes possam deixar seus trabalhos de pesquisa para que sirvam de apoio aos demais interessados que buscarem informações sobre o mesmo assunto”, explica o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
CONTATO
Marcelo aposta no envolvimento das escolas de ensino fundamental e médio. “O museu terá função importante para complementar as pesquisas, os trabalhos de campo e principalmente por possibilitar o contato mais próximo dos estudantes com o meio ambiente”, frisa Marcelo. Através das parcerias, o Museu Ornith Bollmann terá parte do acervo de forma itinerante, tendo suas peças expostas em outras cidades e recebendo parte do acervo de outros museus. “Este é mais um motivo para que as pessoas visitem o museu”, reforça Hübel.
Os visitantes poderão apreciar já na entrada do museu painéis em serigrafia que contêm informações sobre borboletas e outros insetos. Uma sala climatizada está reservada aos lepidópteros. Nesta são mais de duas mil borboletas de diversas regiões do país. O museu conta ainda com sala de animais vertebrados, exposição de plantas secas, coleção de madeiras de espécies nativas da região, conchas e minerais.
O Museu Natural Ornith Bollmann terá atendimento ao público de segunda à sexta-feira, no horário das 7:30 às 12:00 e das 13:30 às 16:00, e nos sábados das 8:00 às 12:00. Durante a solenidade de inauguração do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, o prefeito Magno assina o termo de cooperação com a Polícia Militar Ambiental e com a Astran para atendimento e uso do posto avançado localizado em Rio Natal.
FELIPPE MARIA WOLLF
Enquanto isso, outro museu – o municipal, Felippe Maria Wolff – está realizando exposição com diversos enfeites de Natal. Bolas de todos os formatos e cores, Papai Noel, estrelas, suportes com pequenas velas que eram fixados nos galhos do pinheirinho, entre outros, podem ser apreciados. Aproveitando a época das férias escolares e o aumento de turistas na região, o museu atenderá em horário diferenciado. Na quarta-feira próxima, dia 21, o horário se estenderá até as 21:30. Nos demais dias, das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30. O museu está sempre aberto, de terça-feira a domingo, incluindo feriados.
“Como observamos um aumento significativo nos anos anteriores, resolvemos também nesse ano abrir em horário diferenciado”, explica o diretor do museu, Carlos Campestrini. Nos dias 24 e 25 de dezembro o museu abrirá normalmente. Brinquedos antigos também podem ser vistos no local. O que mais chama a atenção é um trem elétrico com o manual e a caixa em perfeito estado de conservação. Soldadinhos e uma bola de futebol completam a exposição.