São Bento - Implantado em 2011 o programa PSA – Pagamento Sobre Ambientais encerra o primeiro ano com 18 proprietários inscritos. Os pagamentos totalizaram R$ 11.013,81. O programa visa incentivar a preservação e recuperação das margens do Rio Vermelho/Humbold, responsável pelo abastecimento de água do município.
O pagamento para os 11 primeiros agricultores que integraram o programa aconteceu no mês de junho. Nesta quinta-feira (15) mais sete proprietários de terrenos nas margens do Rio Vermelho receberam o pagamento. “Trata-se de um incentivo a preservação e recuperação da área próxima do rio visando a produção de água para abastecimento futuro do município”, ressaltou o presidente do Samae Geraldo Weihermann. Ele acrescentou que atualmente o rio tem vazão para o abastecimento mas é preciso buscar alternativas para que num futuro próximo continue sendo possível a captação da água. “O benefício é para toda a população para que o rio continue produzindo água de qualidade e em quantidade”, completa.
O prefeito Magno Bollmann agradeceu aos agricultores que integraram ao PSA reforçando que as ações que forem realizadas por eles resulta em beneficio para toda a população de São Bento do Sul. “Os repasses são feitos com recursos públicos que é contribuição de toda comunidade são-bentense, é uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido visando a preservação da água e meio ambiente”, disse o prefeito.
Segundo o diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel as ações de recuperação foram iniciadas neste ano porém os resultados virão com o tempo. “A recuperação da mata nativa demora um pouco, a plantação das mudas iniciaram nas propriedades participantes e o desenvolver dessas plantas é lento. Vale lembrar que a mata protege o rio de erosão e serve como reservatório de água, evitando que em caso de enxurrada toda a água siga direto para o rio”, explicou.
O encontro com os proprietários aconteceu no auditório do Samae. Na ocasião os novos integrantes do PSA receberam orientações sobre o programa e prestigiaram o vídeo de divulgação que serve de referencia para demais cidades interessadas em adotar o projeto.
Novos interessados
Os proprietários de terrenos nas margens do Rio Vermelho/Humbold que tenham interesse em ingressar no programa devem entrar em contato com o Samae. O pagamento acontece anualmente sendo definido o dia do Meio Ambiente, 05 de junho, como data oficial para o repasse ao agricultores