Rondas começarão no dia 16 e prosseguirão até março
São Bento – A operação “Viagem Segura”, desenvolvida pelo 23º Batalhão de Polícia Militar de São Bento do Sul, abriu seu cadastro segunda-feira. O segundo tenente Everaldo Stanchack recepcionou representantes da imprensa local na tarde de ontem, no quartel militar, para falar a respeito da mesma, cujas rondas iniciarão no dia 16 e prosseguirão até o dia 8 de março, abrangendo, dessa forma, todo o período de final de ano, férias e carnaval. A operação prevê de três a quatro rondas diárias – inclusive à noite – nas residências devidamente cadastradas, enquanto seus proprietários estiverem ausentes. “Trata-se de uma ação preventiva”, resumiu Stanchack.
AVERIGUAÇÃO
Interessados poderão fazer o cadastro no próprio quartel, localizado na Avenida dos Imigrantes, ou no módulo policial do Calçadão, das 13:00 às 18:00. Cidadãos de Campo Alegre e Rio Negrinho devem procurar suas respectivas unidades policiais militares para maiores informações. É necessário apresentar RG e comprovante de residência – e na ficha cadastral devem constar dados como endereço da residência (preferencialmente com ponto de referência), destino do proprietário, período de ausência e se a casa contém sistema de alarme, por exemplo. Além disso, o morador deve informar se a Polícia Militar deverá apenas passar pelo local ou se poderá adentrá-lo para uma averiguação mais completa.
CARTILHA
Em 2010, conforme o tenente, mais de duzentas residências foram cadastradas na operação “Viagem Segura” apenas em São Bento do Sul e, de acordo com Stanchack, não foram registrados problemas. “Não constatamos nem furtos nem arrombamentos”, comentou. Ao proceder o cadastro, o morador receberá uma espécie de “cartilha de segurança”, com diferentes dicas. Mesmo com o desenvolvimento da campanha, a PM solicita que os vizinhos das residências também auxiliem na fiscalização, “evitando que estas criem um aspecto de abandono”. Em São Bento do Sul, maiores informações podem ser obtidas pelo fone 3633-4630.