Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

“Design estratégico” alavanca reposicionamento da Artefama

Terça, 13 de dezembro de 2011

Empresa conta com processo desenvolvido pelo Senai e pelo Politécnico de Milão

  

Clique para ampliar
(Fotos Divulgação)
 

São Bento – Dar maior atenção para o mercado interno foi a solução encontrada pela fabricante de móveis Artefama, de São Bento do Sul, com a valorização do Real a partir de 2008 e a dificuldade em exportar. O processo de reposicionamento da empresa está sendo alavancado com a adoção de metodologia de design estratégico desenvolvida pelo Senai de Santa Catarina, em parceria com o Politécnico de Milão (Poli.Design/Itália). “Para atuar no mercado nacional, vimos que era preciso fazer produtos com design adequado, pois não adianta copiar ou fazer de qualquer jeito. Para conciliar preço e qualidade, é preciso saber desenvolver produtos dentro de uma metodologia – e o Senai trouxe o conhecimento do melhor design do mundo, que é o da Itália”, explica José Antônio Franzoni, diretor presidente da Artefama.

  

Clique para ampliar
Consultoria de setenta horas envolve profissionais de diferentes áreas
 

CONTRIBUIÇÃO

A consultoria de setenta horas envolve cerca de vinte profissionais de diversas áreas da empresa, entre produção, compras e comercial, entre outras. Ao conhecerem a metodologia de desenvolvimento de produtos, todos podem dar sua contribuição ao criar novas linhas de móveis para a empresa. “A intenção é criar um núcleo de desenvolvimento interno, que se reunirá sempre que formos criar uma nova coleção de móveis”, diz Franzoni. Com apenas quatro meses de reuniões quinzenais, a equipe multidisciplinar orientada pelos colaboradores do Senai já está desenvolvendo a primeira coleção dentro da nova metodologia. O objetivo é de lançar produtos que atendam à demanda da classe C. Segundo Franzoni, esse processo foi facilitado a partir das competências da empresa, que ajudam no desafio de conciliar preço e design de qualidade. “A nova classe média tem menor poder aquisitivo que a A e a B, mas nem por isso quer um produto de nível inferior”, justifica o diretor presidente.

 

REALIDADE

O consultor do Senai em São Bento do Sul, Cleder Bez Batti, explica que a metodologia é focada nos aspectos de melhoria de produto, serviço e também de comunicação. Isso porque, segundo ele, não basta o produto ser bom: é preciso ter uma comunicação que mostre esses atributos. Além de ser umas das primeiras empresas de Santa Catarina a adotar a metodologia de design estratégico do Senai, a Artefama também utiliza os serviços laboratoriais da unidade do Senai São Bento do Sul para garantir a qualidade de seus produtos, além de ter feito parceria com o entidade para formar setenta técnicos em móveis em cursos específicos, voltada para a realidade da empresa.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA