São Bento - A EBM Rodolfo Berti trabalhou durante todo o ano letivo em ações que visam a sustentabilidade. Num projeto da Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Educação, alunos do ensino fundamental e período integral participaram ativamente dos trabalhos na horta e jardim da unidade escolar, onde foram abordados vários temas, entre eles, plantas medicinais, alimentação saudável, reciclagem e aproveitamento de todas as partes das hortaliças, como talos e folhas.
Os trabalhos foram orientados pelas coordenadoras Ana Luciane e Simone, buscando a organização pedagógica e a interdisciplinaridade, onde a horta escolar foi usada como material didático nas mais diversas áreas do conhecimento, entre elas, língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências e inglês.
Os alunos aprenderam que algumas partes das hortaliças, que anteriormente eram descartadas, têm alto valor nutritivo, além de serem muito saborosas. Os resíduos da cozinha foram usados na compostagem, que se transforma em adubo orgânico utilizado na horta escolar. O professor de matemática Márcio Dominicali Rigoti, durante suas aulas, transformou óleo de cozinha usado em sabão ecológico, que os alunos posteriormente utilizaram em suas residências.
Durante todo o ano letivo percebeu-se uma grande empolgação dos alunos de todas as faixas etárias em participar das atividades, onde os mesmos recebiam as atividades não como um trabalho e sim, como diversão. Na avaliação final, percebeu-se que foi gratificante trabalhar o Projeto Econsciência na Unidade Escolar e os alunos e professores
pretendem ampliá-lo para o próximo ano.