Medalha do Mérito Catarinense reconhece profissionais, empresas e instituições de ensino que tenham prestado relevantes serviços ao desenvolvimento do estado
Florianópolis - O SENAI/SC foi um dos homenageados na solenidade de entrega do Diploma e Medalha do Mérito Catarinense 2011, evento promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). A homenagem é feita aos profissionais, empresas públicas e privadas e instituições de ensino do setor tecnológico que obtiveram destaque por meio de ações, projetos e atividades em benefício da engenharia, da arquitetura e da agronomia e do desenvolvimento sustentável no Estado.
O SENAI foi representado na cerimônia pelo seu diretor regional, Sérgio Roberto Arruda, que também já foi vice-presidente do CREA-SC. O atual presidente do CREA-SC, Raul Zucatto, que entregou o diploma e a medalha a Arruda, destacou em sua fala a magnitude do SENAI, que é o maior complexo de educação profissional e tecnológica do país e, em suas palavras, "cria tecnologias inovadoras e profissionais qualificados".
O diretor do SENAI, Sérgio Arruda, ressaltou que em quase 70 anos no país, o SENAI já formou quase 20 milhões de pessoas no país. Em Santa Catarina, foram registradas mais de 1,6 milhão de matrículas. "Comparativamente, um em cada quatro habitantes do estado passaram pelo SENAI", destacou.
A homenagem ao SENAI foi proposta pelos conselheiros Carlos Alberto dos Santos e Claudemir Rogério Oldoni, com a indicação da comissão de mérito e aprovado pelo plenário do Conselho. Na publicação do Mérito Catarinense 2011, foram destacados feitos do SENAI/SC como a gestão na educação - que é exemplo para outras instituições nacionais e do exterior; os conceitos máximos obtidos por diversos de seus cursos superiores de tecnologia; o alinhamento que a instituições têm com a indústria - como os comitês técnicos setoriais; as ações inclusivas desenvolvidas e o incremento superior a 20% de 2009 para 2010 nos vagas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial.