São Bento - A noite desta quinta-feira (08) foi marcada pela Formatura 2011 do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. 772 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de 19 escolas de São Bento do Sul participaram de uma grande solenidade de formatura que lotou o Ginásio de Esportes Annes Gualberto no centro da cidade.
Diversas autoridades como o Tenente Coronel PM Amarildo de Assis Alves, Comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar de São Bento do Sul; prefeito em exercício Flávio Schuhmacher, secretária de Educação Salete Bayerl Spitzner; presidente da Fundação Municipal de Desportos Sylvio Munhoz; Chefe de Gabinete Claudio Schulz; vereador Antonio Tomazini Filho; e o Tenente José Ananias Carneiro, Comandante a 2a Companhia de Bombeiros Militar de São Bento do Sul.
PROERD
O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, completa 10 anos de atuação em São Bento do Sul, e ao longo dessa história já foram formados 12.291 alunos. O programa representa um esforço cooperativo da Polícia Militar com os policiais do PROERD, Secretaria Municipal de Educação, direção das escolas, pais, professores, comunidade em geral e apoiadores para oferecer atividades educacionais em salas de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
Os atuais instrutores do PROERD são os soldados da PM Saulo Rodrigo de Freitas, Danilo Reni Gonçalves, Irineu Woginiack Jr. e Geancarlo Camargo.
Mensagem
O prefeito em exercício Flávio Schuhmacher falou sobre o excelente trabalho desenvolvido através do programa com os alunos, atuando firme na prevenção ao uso de drogas. O Comandante da PM, Tenente Amarildo de Assis Alves citou uma frase de Charles Chaplin, dizendo que basta somente um sorriso para ser feliz, fazendo alusão a não necessidade de qualquer tipo de droga para ser feliz. “Esse encontro é um bom exemplo de felicidade, e a Polícia Militar comemora muito esse dia especial com vocês”, disse o Tenente.
Ainda em sua mensagem, o Tenente Amarildo enfatizou a importância do amor, respeito, união e diálogo em família. “Se o pai não abraçar seu filho, alguém o fará, e esse alguém poderá ser um traficante”, concluiu parabenizando toda a PM, instrutores e todos os envolvidos nesse grandioso programa.
Deixando uma especial mensagem para todos os presentes, o aluno Pablo Diogo Barbosa declamou a poesia intitulada Bullying é um defeito. A aluna Aline Stal apresentou uma redação com o título “A importância do PROERD na minha vida”. E para animar o evento, a Oficina de dança da EBM Professor Newton Mendes apresentou a coreografia Contos de Reencontro e a Oficina de Banda da EBM Professora Adélia Lutz apresentou a música Anunciação.
Certificados
Na sequência, todos os alunos participaram do juramento PROERD e contando com a especial participação do mascote, o leão Dare, as escolas foram chamadas para receberem seus certificados juntamente com um troféu para os alunos destaque de cada turma.
As escolas participantes do PROERD 2011 foram:
EEF Osmarina Batista Betkowski
EEF Engelberto Grossl
EEB Prof. João Ropelatto
EEB Frederico Fendrich
EBM Baselisse Carvalho Ramos Virmond
EBM Prefeito Antonio Treml
EBM Professora Garibaldina Silveira Fuginaga
EBM Professora Adélia Lutz
EBM Prof. Newton Mendes
EBM Dalmir Pedro Cubas
EBM Denise Christiane Harms
EBM Alexandre Pfeiffer
EBM Pres. Castelo Branco
Ebm Pref. Henrique Schwarz
EBM Alexandre Garcia
EBM Ilona Tschoeke
Colégio Frederico Froebl
Colégio Global
Colégio Bom Jesus – São José
Sorteios
Antes de encerrar a cerimônia de formatura, um dos momentos mais esperados pelos alunos foi o sorteio de três bicicletas, e os ganhadores foram os alunos Marcos Nunes Martins, da EBM Prefeito Antonio Treml; Janaina Woerliz da EBM Dalmir Pedro Cubas; e Milena