Encontro foi o primeiro passo para o desenvolvimento de um programa de voluntariado da cooperativa
Contribuir para um mundo mais justo e solidário é o objetivo das pessoas que se dispõem a ajudar o próximo através de ações voluntárias. No entanto, a capacitação é tão importante para o desenvolvimento desse trabalho quanto a dedicação e o tempo dispensados. Por esse motivo, a Unimed Planalto Norte, com o apoio da Unimed do Brasil, promoveu, no dia 2 de dezembro, uma palestra de sensibilização sobre o tema.
Funcionários e cooperados estiveram reunidos com a coordenadora de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil, Maike R. Mohr, que esclareceu o que é ser voluntário e como é possível fazer diferença na sociedade.
MAPEAMENTO
O próximo passo será fazer um mapeamento sobre as atividades de interesse dos envolvidos para, após, ser desenvolvido um programa de voluntariado para atender a comunidade. A previsão é de que no primeiro semestre de 2012 a cooperativa já possa desenvolver ações dentro desse projeto para beneficiar as pessoas da sua região de cobertura.
Para a coordenadora e palestrante, a participação das pessoas em todas as etapas do processo é fundamental. “A ação de envolver os funcionários e cooperados é de extrema importância. Quando não há esse envolvimento, o risco de um insucesso é bem maior. Além do mais, quando convidadas a participar, as pessoas se sentem mais valorizadas por fazerem parte do processo e apresentam maior comprometimento, cientes das responsabilidades que a ação voluntária traz”, salientou.