De improviso, catarinense agradeceu à presidente, em nome dos homenageados. Para o presidente da FIESC, atitude da presidente 'mostra a importância da conquista para o país'.
Florianópolis, - Os estudantes brasileiros que conquistaram medalhas no WorldSkills 2011, o torneio internacional de educação profissional, foram homenageados na tarde desta quarta-feira (7), pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. A solenidade teve um destaque catarinense: Natã Barbosa, do SENAI de Joinville, foi convidado a se pronunciar em nome dos homenageados e, de improviso, agradeceu o reconhecimento do governo federal. Para o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, a atitude da presidente da República de receber os estudantes que levaram o Brasil à segunda posição na classificação geral do torneio "mostra a importância da conquista para o país".
No encontro, Dilma anunciou que vai incluir o desempenho no WorldSkills como uma pontuação adicional na disputa de bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras. O programa vai conceder 100 mil bolsas de estudos para universitários brasileiros estudarem no exterior, sendo 75 mil oferecidas pelo governo federal e 25 mil pela iniciativa privada. A presidente também pediu que os medalhistas apoiem o Pronatec, valorizando o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. "A presidente se disse orgulhosa pelo segundo lugar alcançado pela delegação brasileira", relatou Glauco José Côrte.
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, também se pronunciou e reafirmou que o Brasil sediará o WorldSkills 2017.
Foram homenageados os 23 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e cinco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que conquistaram 11 medalhas, das quais seis de ouro, ficando atrás apenas da Coreia do Sul e à frente de países como Japão, China e Inglaterra. Entre eles, estavam os catarinenses Natã Barbosa, que foi ouro em web design, e Leandro Duarte Machado e André Luís Peripolli, que ficaram entre os cinco melhores do mundo em robótica móvel e conquistaram medalha de excelência por terem superado os 500 pontos.
O reconhecimento de Dilma foi a segunda homenagem do dia para os jovens que representaram o Brasil no 41º WorldSkills, realizado em Londres, no início de outubro. Na parte da manhã, eles participaram de sessão especial da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, que atendeu requerimento do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Nessa sessão especial, Barbosa já tinha composto a mesa, representando os competidores.
Na avaliação final dos eventos, dos quais participou, Glauco José Côrte disse que os reconhecimentos no Planalto e no Senado foram "motivo de orgulho, tanto pelas medalhas de ouro quanto pelas de excelência".