Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Pesquisa revela comportamento da Geração Y

Quinta, 08 de dezembro de 2011


 

Dados sobre acesso à internet e hábitos de consumo dos jovens foram destaques da apresentação dos resultados, realizada ontem pela EDM Logos e Instituto de Pesquisas Sociais da Univali, na Acij

           

Resultados da pesquisa “Comportamento de Consumo de Informação dos Trabalhadores da Geração Y nas Indústrias Metalmecânicas do Norte de Santa Catarina” surpreenderam os realizadores EDM Logos e IPS Univali, e participantes do evento. Mais de 70% dos entrevistados, que acessam todos os dias a internet, possuem em média 2 a 3 celulares e utilizam o aparelho como meio de conexão. Ainda 85% usam a rede para ler notícias, já que 28% apenas têm acesso a ela no trabalho. Esses e outros dados reveladores foram divulgados ontem na Acij, em Joinville, durante o evento de apresentação.

A prioridade dessa geração, por exemplo – resposta de quase 50% dos entrevistados, é obter uma boa formação profissional e apenas 15% têm como desejo inicial adquirir a casa própria. “O jovem só sai de casa a partir do momento em que está estruturado profissionalmente. Existe uma mudança nas noções de comportamento e recomposição de valores na sociedade. Há, principalmente, um fortalecimento da individualização nessa geração”, destaca Bruno Pezzotti, coordenador de campo do IPS Univali.

No âmbito profissional, o palestrante e consultor em conflitos de gerações, Sidnei Oliveira aponta que os jovens são muito habilidosos, mas com pouca experiência, necessitando serem desafiados para ganhar maturidade. “Pesquisas realizadas com jovens na Europa e no Oriente apontam o mesmo comportamento identificado neste estudo. A Geração Y quer deixar sua marca, mostrar a identidade e os veteranos precisam deixar que os jovens errem e criem cicatrizes. Com esta exposição é que vão desenvolver experiência”, explica o consultor.

Ely Diniz, presidente da EDM Logos, maior agência de comunicação corporativa do Sul do país e idealizadora da pesquisa, ressalta a dificuldade das empresas em comunicar seus colaboradores e público externo. “Nós temos sentido nestes últimos anos, e as empresas também, essa dificuldade. Muitos instrumentos formais usados na comunicação corporativa são da década de 1970. Mais do que novas ferramentas, precisamos refletir sobre os conceitos de como dialogar com as novas gerações”, afirma.

 

Entender a geração Y: uma necessidade no mundo dos negócios

 

O objetivo da pesquisa é de conhecer os hábitos de consumo de informação, comunicação e tecnologia desta nova geração de jovens profissionais. A pesquisa envolveu nove principais empresas da região: ArcelorMittal Vega, Ciser, Docol, Embraco, Franke, Schulz, Tupy, WEG e Wetzel, onde atuam mais de 17 mil trabalhadores entre 18 e 30 anos. Elaborada em duas etapas (quantitativa e qualitativa), o estudo proporciona uma necessária reflexão sobre os modernos relacionamentos e seus impactos no ambiente profissional.

Desenvolvida de forma totalmente colaborativa, o projeto da pesquisa contou com o apoio da Associação Empresarial de Joinville – Acij, Atrio Hotéis, Base Digital Vídeo, Bragança Gastronomia, Expectv, J7s, Livrarias Curitiba, Speed Cópias e Top Rent.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA