Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Projeto Econsciência recebe premio estadual

Quinta, 08 de dezembro de 2011

São Bento - Quatro alunos da EBM Dalmir Pedro Cubas representaram a unidade que recebeu o Prêmio Epagri Escola Ecologia – Márcia Mortari 2011. O evento aconteceu nesta segunda-feira, dia 05, no auditório da Epagri, em Florianópolis e contou com a presença da secretária de Educação Salete Bayerl Spitzner, da diretora de programas e projetos Adriana Piekarski e técnica da secretaria Rosemari Ivane Strack Candido, da diretora da escola Elena Maria Stock Ilg, da professora coordenadora do projeto Celina Aparecida D. Fritz, da extensionista da Epagri em São Bento do Sul Luciana Luiza Schmitt e da presidente da APP Márcia C.M. de Oliveira.

 

Na solenidade o diretor da Epagri, Ditmar Alfonso Zimath explicou que o evento teve por objetivo reconhecer o esforço das escolas em trabalhar com educação ambiental, mudar comportamentos e atitudes de escolares, pais e comunidade em benefício de um meio ambiente limpo e sustentável. No total dez escola foram premiadas por seus trabalhos de educação ambiental envolvendo comunidades rurais e aproximadamente 2 mil alunos. São ações de preservação, recuperação e proteção de ecossistemas locais.

 

As escolas premiadas fizeram breve apresentação do projeto desenvolvido nas unidades. A professora Celina destacou que o projeto realizado na Escola Dalmir Pedro Cubas, em Serra Alta, envolve os 750 alunos em diversas disciplinas. Desses, 174 são estudantes vindos da área rural. “Seguindo as metas e objetivos do programa Econsciência, desenvolvido nas 48 unidades municipais, na Escola Dalmir Pedro Cubas orientamos e desenvolvemos atividades sobre a compostagem, desenvolvimento da horta escolar, plantas medicinais, jardinagem, alimentação saudável, enriquecimento alimentar com pó de casca de ovo, casca de tangerina e laranja, reciclagem de papel com elaboração de artesanato, produção de sabão com uso do óleo de cozinha e ainda o trabalho de cuidado e plantação de mudas nativas”, revelou Celina.

 

Fotos e mostra dos trabalhos feitos na escola foram expostos no hall do auditório. As estudantes do oitavo ano, Rafaela Schoeffel e Mayara Laís de Goes, acompanhadas da aluna Crislaine da Maia Kohn, sexto ano e do estudante da oitava série Andrielson Santos Soares, participaram da exposição e apresentação do projeto.

 

Segundo a secretária Salete o município concorreu ao prêmio com seis escolas inscritas, sendo que três delas foram para a etapa final, da qual se classificou a EBM Dalmir Pedro Cubas. “O programa Econsciência possibilita que diversos trabalhos voltados ao desenvolvimento sustentável possam ser desenvolvidos dentro das unidades, com a participação de toda a comunidade escolar”, comentou Spitzner. A premiação a nível estadual é o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos no município. “Todas as 48 unidades municipais desenvolvem atividades referente ao programa Econsciência, a participação no prêmio Epagri tinha como exigência que a unidade atendesse alunos da área rural e por isso nem todas puderam se inscrever”, acrescenta Salete destacando que todas teriam potencial para concorrer ao prêmio.

 

As dez escolas premiadas receberam um kit contendo 34 jogos pedagógicos. Salete disse ainda que o município vai novamente em 2012 buscar a premiação. A secretária parabenizou o trabalho desenvolvido na Escola Dalmir Pedro Cubas e agradeceu a parceria da Epagri através da extensionista Luciana Schimitt.

 

Avaliação

 

As escolas participantes do prêmio este ano foram avaliadas por uma comissão formada por representantes da secretaria estadual de Educação, Fatma, programa SC Rural, Polícia Militar Ambiental, Cidasc e Epagri.

 

A comissão selecionou os 10 projetos que melhor desenvolveram ações de educação ambiental, levando em conta critérios como criatividade, valorização do conhecimento local, solidariedade, participação da comunidade escolar e das microbacias.

 

Noite cultural

 

O evento proporcionou também um momento de integração entre os alunos das escolas premiadas. Cada uma delas realizou uma apresentação sobre o tema Meio Ambiente. A Escola Dalmir Pedro Cubas foi representada pela aluna Mayara Laís de Goes, segunda colocada no concurso de oratória do município. Brilhantemente a estudante falou sobre o tema “Desenvolvimento Sustentável – Como Ajudar Minha Comunidade?”

 

Oficina e passeio de estudo

 

Na terça-feira, dia 6, alunos das escolas premiadas, diretores e extensionistas participaram do passeio de estudos conhecendo alguns pontos turísticos de Florianópolis.

 

Os professores participaram de oficina sobre os jogos pedagógicos que as escolas receberam como premiação. Na oficina interativa os educadores foram instruídos sobre os objetivos e forma de aplicação dos jogos. Ao todo cada escola recebeu 34 jogos que visam o resgate cultural, interação e principalmente criar hábitos de cooperação entre os alunos.

 

As 10 escolas e os projetos

 

Escola Básica Municipal Dalmir Pedro Cubas – São Bento do Sul - Agroecologia – Iniciativas para a Sustentabilidade, com 750 alunos envolvidos.

Escola de Educação Básica Professora Benta Cardoso – Arvoredo – projeto Ninhos Artificiais, com 265 alunos envolvidos.

Escola de Educação Básica Dogello Goss – Concórdia - projeto Lixo: Um Problema que tem Solução através de Boas Práticas, com 165 alunos envolvidos.

Escola do Campo Núcleo Municipal Professora Adilha Matias Faria– Otacílio Costa - projeto Galpão de Ciências, com 150 alunos envolvidos.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Gropp – Atalanta - projeto Da Produção Sustentável ao Cardápio Saudável, com 53 alunos envolvidos.

Escola Multisseriada São Brás – Balneário Piçarras - projeto Horta e Paisagismo, com 92 alunos envolvidos.

Escola Municipal Ítalo Amboni – Nova Veneza - projeto Conhecendo para Cooperar e Valorizar o Meio Rural, com 64 alunos envolvidos.

Escola de Ensino Fundamental Professora Naíde Guedert Teixeira– Gravatal - projeto Minha Casa Minha Vida, com 88 alunos envolvidos.

Escola de Educação Básica Antenor Nascentes – Princesa - projeto A Mão do Homem Preservando a Natureza e a Vida, com 286 alunos envolvidos.

Escola de Ensino Fundamental Theodósio Maurício Wanderley - Guarujá do Sul - projeto Florir onde Vivo, com 65 alunos envolvidos



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA
carregando