São Bento - No final da tarde desta sexta-feira (02) o Secretário de Estado da Educação Marco Tebaldi esteve em São Bento do Sul na GEREI – Gerência de Educação e Inovação onde assinou a ordem de serviço para início das obras de construção do Centro de Educação Profissionalizante – CEDUP na cidade.
Em evento que lotou o auditório da GEREI, estavam presentes a gerente de educação Alcione Hinke; a presidente da Câmara de Vereadores Nilva Larsen Holz; os deputados Silvio Dreveck, Antonio Aguiar e Darci de Matos; além do prefeito em exercício Flavio Schumacher e do prefeito Magno Bollmann.
Para o prefeito Magno Bollmann, que esteve presente também na assinatura do contrato para construção do CEDUP, na solenidade ocorrida em Florianópolis no último dia 28, foi uma surpresa a ordem de serviço ser assinada tão rapidamente. “Quando assinamos o contrato do CEDUP com o governador lá em Florianópolis no dia 28 o Tebaldi comentou que em 10 dias sairia a ordem de serviço, e ele está aqui entregando a ordem de serviço 4 dias depois, isso é ótimo, e agora realmente esse sonho se tornará realidade”, disse Magno.
O prefeito também lembrou de quando esteve em Brasília conversando com o senador Paulo Bauer, que anteriormente foi secretário da educação no estado e contribuiu também para a instalação do CEDUP em São Bento do Sul. “Quando eu pedi o CEDUP eles em Brasília ficaram de pensar, mas quando falei que era para um consórcio (se referindo aos municípios de São Bento, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá que integram a área do Consórcio Quiriri) então eles aceitaram na hora”, lembrou Magno.
O prefeito em exercício Flavio Schumacher lembrou que esse projeto envolve o trabalho dos poderes municipal, estadual e federal. “É muito importante essa interação entre os poderes e a credibilidade de nossos políticos aqui do São Bento do Sul, por isso o CEDUP é realidade aqui na nossa cidade”, destacou.
O Secretário de Estado da Educação Marco Tebaldi comentou que o objetivo do governo é aumentar significativamente a vaga no ensino técnico do estado. Sobre o CEDUP para São Bento do Sul, Tebaldi disse que “o CEDUP só veio para São Bento porque o prefeito participou, porque a prefeitura comprou o terreno para a instituição. E é essa parceria de sucesso entre governos federal, estadual e municipal que fez com que pudéssemos estar aqui hoje” disse.
Questionado sobre quando as obras para a construção do CEDUP iniciariam, o engenheiro da empresa responsável pela obra, Eloi Ruthes, disse que imediatamente as máquinas e primeiras instalações seriam providenciadas no canteiro de obras. “Esse ano já estaremos com os primeiros equipamentos no canteiro de obras”, disse Eloi.