Consultoria do SENAI de Santa Catarina está ajudando empresa a criar núcleo interno de desenvolvimento, envolvendo profissionais de diferentes áreas
Florianópolis - Dar maior atenção para o mercado interno foi a solução encontrada pela fabricante de móveis Artefama, de São Bento do Sul, com a valorização do real a partir de 2008 e a dificuldade em exportar. O processo de reposicionamento da empresa está sendo alavancado com a adoção de metodologia de design estratégico desenvolvida pelo SENAI de Santa Catarina, em parceria com o Politécnico de Milão (Poli.Design/Itália).
"Para atuar no mercado nacional, vimos que era preciso fazer produtos com design adequado, pois não adianta copiar ou fazer de qualquer jeito. Para conciliar preço e qualidade, é preciso saber desenvolver produtos dentro de uma metodologia. E o SENAI trouxe o conhecimento do melhor design do mundo, que é o da Itália", explica José Antônio Franzoni, diretor-presidente da Artefama.
A consultoria de 70 horas envolve cerca de 20 profissionais de diversas área da empresa, entre produção, compras e comercial, entre outras. Ao conhecerem a metodologia de desenvolvimento de produtos, todos podem dar sua contribuição ao criar novas linhas de móveis para a empresa. "A intenção é criar um núcleo de desenvolvimento interno, que se reunirá sempre que formos criar uma nova coleção de móveis", diz Franzoni.
Com apenas quatro meses de reuniões quinzenais, a equipe multidisciplinar orientada pelos colaboradores do SENAI já está desenvolvendo a primeira coleção dentro da nova metodologia. O objetivo é de lançar produtos que atendam à demanda da classe C. Segundo Franzoni, esse processo foi facilitado a partir das competências da empresa, que ajudam no desafio de conciliar preço e design de qualidade. "A nova classe média tem menor poder aquisitivo que a A e a B, mas nem por isso quer um produto de nível inferior", justifica o diretor-presidente.
O consultor do SENAI em São Bento do Sul, Cleder Bez Batti, explica que a metodologia é focada nos aspectos de melhoria de produto, serviço e também de comunicação. Isso porque, segundo ele, não basta o produto ser bom: é preciso ter uma comunicação que mostre esses atributos.
Além de ser umas das primeiras empresas de Santa Catarina a adotar a metodologia de design estratégico do SENAI, a Artefama também utiliza os serviços laboratoriais da unidade do SENAI São Bento do Sul para garantir a qualidade de seus produtos, além de ter feito parceria com o SENAI para formar 70 técnico em móveis em cursos específico voltada para a realidade da empresa.
Sobre o SENAI Santa Catarina
Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. No ano de 2010, o SENAI/SC registrou mais de 90 mil matrículas.
Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias a captassem recursos de inovação.