Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Três estudantes do SENAI/SC entre os quatro finalistas do Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica

Sábado, 03 de dezembro de 2011

 

Especialista neozelandês falou sobre o tema em palestra no Workshop Internacional de Alimentos, que o Sistema FIESC promoveu em Chapecó

Florianópolis - Três projetos de estudantes do SENAI de Santa Catarina chegaram à final do 3º Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica, na categoria ensino técnico, entregue na noite de quinta-feira, dia 1/12, em Joinville. Pablo Henrique Steinbach, de Jaraguá do Sul foi o segundo colocado e André da Silva Sezerino, de Joinville, o terceiro. Além deles, Juliano Barbosa, também de Jaraguá do Sul, obteve a medalha de Honra ao Mérito. Em três anos de realização, o Prêmio Ciser já contou com mais de 100 trabalhos inscritos, sendo mais de 30 em 2011.

Com o projeto "ELO: Ergonomia, Leveza e Objetividade", Pablo Henrique Steinbach desafiou a lei do atrito. Ele modificou o perfil da rosca do parafuso, aumentando a resistência ao torque. Isso reduz a possibilidade do parafuso se soltar e elimina o uso da arruela de pressão.

André da Silva Sezerino desenvolveu a "Arruela inteligente supervisória", que identifica a pressão do parafuso. Um dispositivo eletrônico carregado na arruela mede a força e transmite um sinal com a informação, alertando as situações não conformes.

A Ciser Parafusos e Porcas é a maior fabricante de fixadores da América Latina. Tem capacidade produtiva de 6 mil toneladas/mês e portifólio de 27 mil produtos agrupados em 436 linhas, para atender a 20 mil clientes em mais de 20 países. A empresa tem uma política de investimentos em inovação, que inclui o Prêmio entregue nesta semana.

A indústria também tem dois projetos aprovados no Edital Senai/Sesi de Inovação 2011, iniciativa para apoiar propostas voltadas à inovação tecnológica e social, compreendendo produtos, processos e serviços elaborados pelos departamentos regionais do Senai/Sesi em parceria com indústrias. O projeto aprovado no edital 2011 - um parafuso inteligente com chip integrado e transmissão RF - receberá, além de recursos não reembolsáveis, uma bolsa DTI do CNPq. Com essa pesquisa, a Ciser vai trabalhar a viabilidade técnica e criar as especificações do produto, além de desenvolver os protótipos e o processo industrial. O valor do projeto é de R$ 900 mil. A oitava edição do edital oferece, ao todo, R$ 26 milhões a empresas de todo o Brasil. Esse valor será ampliado por meio de contrapartidas de instituições de ensino e apoio à pesquisa, além de cooperativas.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA