Hoje, às 15:00, o Grupo Circo Amarillo, de teatro circense, se apresentará na praça Getúlio Vargas, em São Bento do Sul. O grupo integra a programação do projeto Serafim, que no mês de dezembro encerra a programação cultural do Sesc em Santa Catarina. Criado em 1997, em São Paulo, o Amarillo combina técnicas tradicionais de circo e linguagens artísticas contemporâneas em seus espetáculos. Com a linguagem popular do circo de rua, no espetáculo “Experimento Circo” quatro personagens se juntam para dar vida a uma série de números circenses. A música ao vivo e a boa escolha dos fundos musicais fazem ressaltar a fineza e a precisão da movimentação dos atores. O espetáculo mescla linguagens de expressão teatral, música, dança e técnicas circenses, como: arame, malabarismo, mão a mão, diabolô, malabarismo com fogo, tecido, doble trapézio.
Na próxima terça, São Bento do Sul será palco para duas das mais famosas obras da música internacional. Às 20:00, no palco da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, a Fundação Cultural de São Bento do Sul apresentará o “V Grandioso Concerto”, com a Orquestra de Câmara São Bento do Sul, o Conjunto de Câmara Donaldo Ritzmann e o Coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann. A programação inicia com a apresentação da ópera “La Clemenza di Tito”, composta por Mozart – a última ópera dele. A ópera foi encomendada para a coroação do imperador da Boêmia, Leopoldo II. Em seguida, “Il re Pastore” (O Rei pastor), ópera escrita em 1775 por Mozart, quando este tinha apenas 19 anos. Seguindo o repertório clássico, a orquestra e o coral interpretarão “Réquiem” em ré menor. O Réquiem é uma missa fúnebre, composta em 1791, e foi a última composição de Mozart, sendo talvez uma de suas melhores e mais famosas obras. Segundo algumas teorias e estudos, a obra teria sido posteriormente finalizada por seu amigo e discípulo Franz Xaver Süssmayr. A segunda parte do grandioso concerto terá a apresentação do espetáculo “O Fantasma da Ópera”. Le Fantôme de l’Opéra (“O fantasma da ópera” em português) é um romance francês escrito por Gaston Leroux. Publicada pela primeira vez em 1910, foi desde então adaptada inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe.
O espetáculo bateu o recorde de permanência na Broadway (superando Cats), e continua em palco até hoje desde a estreia, em 1986. É o musical mais assistido de todos os tempos, visto por mais 100 milhões de pessoas, e também a produção de entretenimento com maior sucesso já registrado, arrecadando mais de US$ 5 bilhões. O V Grandioso Concerto será realizado na Sociedade Ginástica. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 10,00 e poderão ser adquiridos na Escola de Música Donaldo Ritzmann ou com os próprios músicos do espetáculo. Na entrada do espetáculo também será arrecadado um litro de leite longa de cada pessoa que prestigiar o evento.