São Bento - Foi realizada na noite de segunda-feira, 28, no plenário da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, sessão solene para entrega dos títulos de cidadão honorário aCélio Fontes Teixeira da Silva e Cecília Tureck Ruckel. A honraria foi proposta pelos vereadores Eduardo Antonio Rodrigues de Moraes e Marco Aurélio Viliczinski, através dos decretos legislativos 013 e 014/11.
Em seu pronunciamento, a presidente da Casa, vereadora Nilva Marli Larsen Holz destacou que ser cidadão é ter direito a vida, a liberdade, a propriedade, a igualdade perante a Lei. Ser cidadão é ser capaz, em cooperação com os outros de criar ou transformar a ordem social em que quer viver, cumprir e proteger, para a dignidade de todos. Segundo ela, O título de cidadão honorário, comenda máxima do município, é concedido a pessoas que não tenham nascido na cidade, mas que a adotaram de coração, e que, reconhecidamente tenham prestado serviços relevantes ou atitudes exemplares.
Nilva complementou falando aos homenageados que “seu trabalho e sua ação tem uma grande relevância para o nosso município, e a Câmara de São Bento do Sul reconhece todo este trabalho executado ao longo de suas vidas”.
Já o autor do decreto que concedeu o título à dona Cecília Ruckel, Marco Aurélio Viliczinski, destacou que se sente honrado em poder homenagear duas pessoas que sempre estiveram ligadas às causas sociais do município. Ele citou que Cecília Ruckel é como uma mãe para muitas pessoas residentes no bairro Serra Alta, sempre auxiliando em causas sociais, participando ativamente nas atividades da Capela São José, entre outras entidades. Ele lembrou que a sua importância do bairro foi enorme, sempre prestando apoio as pessoas que estavam passando necessidades.
Já o vereador Eduardo Antonio Rodrigues de Moraes, autor do decreto que concedeu o título aCélio Fontes Teixeira da Silva, destacou que o título de cidadão honorário tem que ser aprovado por todos os vereadores, portanto passa a ser um título em nome de toda população. Moraes lembrou que Célio veio à São Bento quando o município estava passando por um processo de crescimento, sendo ele um dos grandes colaboradores desse crescimento. “Tenho certeza que as pessoas que estão aqui hoje sentem amor pela cidade, não importando onde tenham sido registradas”, afirmou o vereador. Ele leu uma carta escrita por um de seus filhos, enaltecendo a história do homenageado e o início de sua vida no município.
Representando o prefeito Magno Bollmann, o vice Flávio Schuhmacher lembrou a admiração e carinho que tem pelos homenageados. Ele citou que apenas 5% da população realiza alguma coisa que faz a diferença, citando que os homenageados estão entre estes 5%.
Falando em nome de Cecilia Ruckel, a sua filha Rosemari falou que foi com grande alegria que receberam a notícia de que sua mãe receberia o título, sendo esse um reconhecimento por tudo o que ela fez pelas pessoas do bairro de Serra Alta. Cecília possui o mal de Alzheimer, porém sua filha citou que ela não tem as lembranças, mas reconhece o sentimento de gratidão que recebe de todos que já ajudou.
Já Célio Silva agradeceu aos vereadores pela concessão da honraria. Ele lembrou que está no município há 27 anos, e se considera um cidadão são-bentense. “O recebimento desse título muito me orgulha e me emociona”, finalizou Célio.