Times de futebol dos cinco continentes têm encontro marcado, em Belo Horizonte, para a disputa do torneio internacional de futebol sub-17, o Future Champions, entre os dias 12 e 18 de dezembro deste ano, promovido pela empresa britânica GSI, com patrocínio do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Das onze equipes, de um total de 12, quatro são brasileiras. Dois times são de Minas Gerais: o Atlético-MG, que está classificado porque é o atual campeão do torneio, e um segundo, ainda desconhecido, que será aquele melhor colocado no Campeonato Mineiro. Os outros dois brasileiros são Flamengo e Corinthians. De fora, vêm Manchester United (Inglaterra), Juventus (Itália), Orlando Pirates (África do Sul), Vissel Kobe (Japão), Colo Colo (Chile), Boca Juniors (Argentina), Tijuana (México) e Nacional (Uruguai). Belo Horizonte já havia recebido o Future Champions em 2010, quando o Atlético-MG foi campeão.
Preparativos para Copa 2014- As partidas, que terão entradas gratuitas, acontecerão no Estádio Baleião e no campus da UNI-BH. Todos os jogos serão transmitidas pelo canal SporTV, da TV a cabo. Os 12 clubes são divididos em quatro grupos. O sorteio dos grupos e das chaves de cruzamento acontece durante a Soccerex, feira internacional de futebol que será realizada no dia 29 de novembro no Rio de Janeiro. “Future Champions é um torneio socioesportivo, uma vez que proporciona a troca de experiências de pessoas de várias localidades do mundo e incentiva esses jovens a seguirem a carreira futebolística. É uma oportunidade para Belo Horizonte testar os preparativos para a Copa da FIFA das Confederações 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, já que é a cidade-sede mais adiantada do país”, comentou Sergio Barroso, secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo.Para o prefeito Márcio Lacerda, Belo Horizonte estará no centro das atenções do futebol mundial com a realização do Future Champions. “Estamos cada vez mais avançados na internacionalização da cidade. Com isso, percebemos rápido desenvolvimento econômico e geração de emprego qualificado”, pontua Lacerda. O evento precisa contar com excelente infraestrutura para a recepção dos times. Fatores como transporte aéreo e viário, capacitação do receptivo, hotelaria são muito importantes para a execução do Future Champions. Como o evento em Belo Horizonte em 2010 foi um sucesso, foi decidido retornar em 2011 em BH. O Future Champions foi realizado pela primeira vez em 2009, em Gauteng, África do Sul. Em 2010 e 2011, o Future Champions aconteceu novamente em Gauteng e também em Belo Horizonte, cidade que vai receber o evento em 2012, 2013 e 2014.
Bienal do Automóvel em BH- Os apreciadores, colecionadores e todas as pessoas que gostam do automóvel, das modelos das novas marcas, lançamentos e acessórios poderão visitar de 7 a 11 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a Bienal do Automóvel, que vai reunir as melhoras empresas automobilística do mundo.
Aeroproto Internacional de Belo Horizonte recebe obras - A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou o início da segunda etapa de obras de ampliação e modernização do Terminal 1 de Passageiros do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. As obras coincidem com o período de maior fluxo de passageiros no aeroporto. Para minimizar os impactos e diminuir os transtornos ao passageiro, a empresa realiza uma campanha de conscientização, orientando sobre a necessidade de planejamento da viagem e ainda irá aumentar o número de funcionários da empresa no aeroporto para dar suporte aos passageiros. Segundo a superintendente do Aeroporto de Confins, Maria Edwirges Madeira, é fundamental que o passageiro se programe para as viagens de fim de ano, evitando os embarques de última hora e a aglomeração de pessoas em locais de passagem. “A obra não pode parar, então é importante que cada etapa seja muito cuidadosa para que o passageiro sofra o mínimo possível. Além disso, é preciso que os passageiros fiquem mais atentos às obras para não desequilibrar o embarque no terminal”, ressalta.A segunda das nove etapas que contemplarão as obras do Terminal 1 diz respeito à adequação dos estacionamentos A, B, C e D, ao deslocamento do meio fio e das vias de acesso, à implantação de pontos de ônibus, ampliação da central de utilidades e ainda intervenção no terminal de passageiros, que terá continuidade nas demais etapas. A previsão é de que as obras do Terminal 1 sejam concluídas em dezembro de 2013. Na primeira etapa trabalhou-se no canteiro e na adequação das guaritas do estacionamento central. Com a reforma do Terminal 1, a capacidade no final de 2013 seria de 11,6 milhões de passageiros.No mês passado foi publicado o edital de licitação para a escolha da empresa que desenvolverá os projetos básicos de engenharia e executivo do Terminal 2. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas tão logo seja concluída a escolha da empresa responsável pela execução do projeto.

Terminal remoto deve ficar pronto em 2013- Para atender à demanda da Copa do Mundo, o Aeroporto de Confins também terá um terminal remoto, onde operações de embarque e desembarque serão realizadas. Com capacidade para 4,9 milhões de passageiros, ele está em fase de estudo para o projeto executivo. Segundo Maria Edwirges, a estimativa é de que o terminal remoto esteja pronto em dezembro de 2013. O investimento será de R$ 100 milhões.A combinação do Terminal 2 com o Terminal 1, cujas obras de ampliação foram iniciadas no último dia 15, deverá ampliar a capacidade de passageiros, que hoje é estimada em cerca de 8 milhões por ano, para 20 milhões em 2020. Depois da reabertura da licitação, a Justiça Federal também suspendeu o processo alegando falta de licenças ambientais. A ordem de serviço no valor de R$ 223,9 milhões para as obras do Terminal 1 só foi assinada no dia 15 de setembro. O serviço contempla a readequação do sistema viário, substituição das escadas rolantes, esteiras de bagagem e pontes de embarque, ampliação dos espaços comerciais, troca do revestimento e iluminação, modernização dos sistemas elétricos e eletrônicos, entre outras ações. O contrato para início das obras foi assinado pela Infraero e pelo consórcio formado pelas empresas Marquise e Normatel e os trabalhos da primeira de nove fases foram iniciados no dia 15 de setembro, com a implantação do canteiro de obras e da infraestrutura para as construtoras. Desde que foi construído, na década de 1980, não houve obra que ampliasse a capacidade do terminal, originalmente estimada em 5 milhões de passageiros por ano. Mas a Infraero mudou a metodologia de medição, considerando que a atual estrutura do aeroporto pode suportar até 9 milhões de passageiros por ano. Com as intervenções, a capacidade de atendimento será ampliada.
Coluna Minas Turismo Gerais – jornalista Sérgio Moreira sergmoreira@ig.com.br