Estudantes das unidade de Joinville e Tijucas conseguiram as melhores notas na etapa estadual
Florianópolis - Apenas alunos do SENAI conseguiram pontuação suficiente para conseguir a medalha de ouro na VII Olimpíada Catarinense de Química, que envolveu estudantes do ensino médio e com idade até 18 anos. Além das três primeiras posições na lista dos melhores do estado, a instituição também teve dois medalhistas de prata (entre 10 premiados) e três medalhistas de bronze (entre 24 premiados). Os 20 alunos melhores classificados das primeiras séries e 20 das segundas séries participarão da Olimpíada Brasileira de Química, que acontecerá em agosto de 2012.
Dos três medalhistas de ouro, dois são da unidade do SENAI de Joinville, onde os alunos puderam participar de aulas extras específicas para a competição. As medalhas de bronze são concedidas a alunos que conseguiram notas entre 6,0 e 6,9, prata para índices entre 7,0 e 7,9 e ouro para os que obtiveram nota acima de 8.
Além de cursarem o segundo ano do ensino médio na unidade do SENAI em Joinville, os alunos Rafael Böeger e Ricardo Huelsmann (primeiro e segundo colocados, respectivamente) também são da primeira turma do curso técnico em Química da unidade. "Faço o curso técnico pensando em minha carreira, pois essa formação pode me dar boa carga de conhecimento para faculdade e trabalhar", explica Ricardo.
O SENAI também é candidato a um troféu por ter o maior número de estudantes medalhistas.
Veja a lista dos medalhistas do SENAI
Ouro
Rafael de Melo Böeger SENAI Joinville
Ricardo Dagnoni Huelsmann SENAI Joinville
Frans Joseph Craesmeyer SENAI Tijucas
Prata
Gabriel H. Knüpfer SENAI Joinville
Willian Schmitz SENAI Joinville
Bronze
Giovanni Francisco Weiss SENAI Joinville
Jessica Daiane Domingos SENAI Jaraguá do Sul
Lucas Schlickmann SENAI Joinville
Sobre o SENAI Santa Catarina
Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. No ano de 2010, o SENAI/SC registrou mais de 90 mil matrículas.
Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias a captassem recursos de inovação.