São Bento - Para apoiar o desenvolvimento e avanço de práticas de ensino inclusivas nas unidades escolares a Secretaria de Educação em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que tem como propósito mudanças no ambiente escolar e nas práticas sociais/institucionais para promover a participação e aprendizagem dos alunos com surdez na escola comum, promove cursos de formação em Libras para funcionários da rede municipal duas vezes ao ano.
A intenção é esclarecer que o ato educativo relativo ao contexto da escola para o aluno com surdez, no que diz respeito ao cotidiano pedagógico, precisa ser redirecionado, construindo novas e infinitas possibilidades que levem este aluno a uma aprendizagem contextualizada e significativa, valorizando seu potencial e desenvolvendo suas habilidades congnitivas, linguísticas e sócio-afetivas.
De acordo com o Decreto 5.626, de 5 de dezembro de 2005, as pessoas com surdez têm direito a uma educação que garanta a sua formação, em que a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, preferencialmente na modalidade escrita, constituam línguas de instrução, e que o acesso as duas línguas ocorra de forma simultânea no ambiente escolar, colaborando para o desenvolvimento de todo processo educativo.
Neste contexto, em 2011 a primeira formação com carga horária de 20h foi realizada com enfoque para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertando subsídios teóricos e práticos sobre o trabalho a ser realizado com alunos com surdez pois este deve ser articulado com o ensino comum. A prática pedagógica do AEE parte dos contextos de aprendizagens definidos pelo professor da sala comum, tendo como apoio o professor do AEE que desenvolve as atividades complementares com os alunos.
A segunda formação também com carga horária de 20 horas foi direcionada aos profissionais da área educacional, em especial aos docentes, que necessitam de apoio, mediante atividades de formação e assessoramento, com vistas a instrumentalizar para aplicar estratégias inclusivas no desenvolvimento de culturas, políticas e práticas, a fim de possibilitar que todos os alunos sejam atendidos em suas especificidades.
Segundo a secretária de Educação Salete Bayerl Spitzner o profissional tanto do ensino regular, quanto o que atende especificamente a educação especial precisa passar por formação anualmente. “Pensando na importância disto para o aluno, família e professor é que a secretaria organiza capacitação que contribua para a eficácia do trabalho do professor e desempenho escolar do aluno.”
Com estas ações a Secretaria de Educação envolveu 50 profissionais e acredita estar avançando em direção a reestruturação de escolas que promovam a educação na diversidade, entendida como recurso para a melhoria da qualidade educacional e fonte de enriquecimento humano. Nesta 5ª feira, dia 17 de novembro aconteceu o último encontro e entrega do certificado para os profissionais do magistério que concluíram com êxito a formação.