Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Qualificação da cadeia produtiva é o caminho para ampliar a competitividade

Sexta, 25 de novembro de 2011

 

Avaliação foi feita pelo presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, durante evento de certificação de empresas fornecedoras de SC

Evento de certificação das empresas fornecedoras de Santa Catarina reuniu cerca de 150 pessoas na FIESC (Fernando Willadino)

Florianópolis -Para ampliar a competitividade da indústria a qualificação é uma das palavras chave. A avaliação foi feita pelo presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, durante a abertura do evento de certificação das empresas participantes do Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas, executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC). A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (24), no Centro de Eventos Sistema FIESC, em Florianópolis. "Este programa capacita as empresas para enfrentar os desafios que o nosso cenário econômico está apontando. É uma forma de superarmos as dificuldades e sermos mais competitivos", afirmou Côrte.

Durante o evento, foram certificadas 34 empresas catarinenses dos setores têxtil e plástico, fornecedoras de grandes indústrias do estado. As empresas receberam a homenagem por terem atendido aos requisitos do Programa, que tem o objetivo de qualificar a gestão das empresas para elevar a competitividade. (Veja abaixo a lista das empresas certificadas).

A programação contou ainda com a palestra do economista e colunista de O Globo e da Globo News, George Vidor, que além de mostrar as tendências e perspectivas da economia, falou sobre a importância de trabalhar em conjunto para enfrentar a concorrência da China e ganhar competitividade. "Ter uma cadeia de fornecedores unida e qualificada é o caminho. É a forma de a indústria concorrer com o dragão chinês que está vindo com muita gana para tomar o mercado", disse.

Humberto Dominoni, diretor da Mexichem Brasil (dona da Amanco), que apresentou os resultados alcançados pela empresa e pela sua rede fornecedora após a aplicação do Programa, destacou a importância de a empresa crescer junto com a sua cadeia produtiva. "Para poder ampliar a competitividade e atender o mercado consumidor cada vez mais exigente, a empresa precisa melhorar não só dentro de quatro paredes, mas estender o desenvolvimento para a sua cadeia de valor. Junto com os nossos fornecedores teremos uma rede fortalecida e pronta para atender o novo padrão de mercado", concluiu.

O Programa:

O Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas é realizado pelo IEL/SC em parceria com o Sebrae e tem como foco desenvolver a gestão das empresas que integram a cadeia de fornecedores de grandes indústrias do estado. A ação tem amplitude nacional e visa a aumentar a produtividade, o volume de negócios e a competitividade das indústrias.

As empresas participantes são qualificadas por meio de capacitações e consultorias individualizadas, em áreas de gestão como planejamento estratégico, marketing, finanças, custos, qualidade, produção, responsabilidade social, saúde e segurança e meio ambiente, priorizadas conforme as necessidades do grupo. O programa oferece ainda ações para promover a geração de negócios como visitas técnicas às empresas-âncoras, rodadas de negócios, fórum de fornecedores e palestras. 

A duração do programa é de 18 meses, passando pelo processo de sensibilização, diagnóstico, qualificação e certificação. São 100 horas de capacitação coletiva e 100 horas de consultoria individualizada para cada fornecedor.

Empresas certificadas:

Gráfica e Editora 3 de Maio - Blumenau/SC

Estamparia Cores e Tons - Guabiruba/SC

Incofios Indústria de Fios e Malhas - Indaial/SC

Peblo Indústria e Comércio de Embalagens Plásticas - Blumenau/SC

Indústria e Comércio de Confecções Santa Rosa - Guabiruba/SC

Tinturaria e Estamparia Holstein - Guabiruba/SC

Tecelagem Valle - Brusque/SC

Vineplast Exportação e Importação - Gaspar/SC

Willrich Indústria e Comércio Têxtil - Guabiruba/SC

Akanã Indústria e Comércio de Confecções - Palmitos/SC

Arisk Malhas - Águas Frias/SC

Deonilda Estraich - Venancio Aires/RS

Lorimar Salete Klauck ME - São Carlos/SC

Ranee Indústria e Comércio - São Carlos/SC

Tamanho G Indústria de Confecções - Saudades/SC

Yes Conexões Especiais do Brasil - Saudades/SC

Homeplast Indústria de Plásticos - Joinville/SC

Mantac Indústria e Comércio - Joinville/SC

Plastibel Indústria de Plásticos - Joinville/SC

Plastibrás Indústria de Plásticos - Joinville/SC

Tecnoperfil Plásticos - Joinville/SC

Víqua Indústria de Plásticos - Joinville/SC

Embalplan Indústria e Comércio de Embalagens - Joinville/SC

Inplavel Indústria de Plásticos - Joinville/SC

Micro Juntas Indústria e Comércio - Joinville/SC

Indústria de Borrachas N.S.O - Joinville/SC

Metalurgica Wilhelm e Wind - São Bento do Sul/SC

Alumass Metalurgia Indústria e Comércio - Massaramduba/SC

C&B Ferramentaria - Joinville/SC

Indústrias Colin S/A - Joinville/SC

Expresso Interlagos - Joinville/SC

First Line Embalagens Plásticas - Joinville/SC

Pafer Comercial Ltdas Indústria a Comércio de Confecções - Joinville/SC



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA