São Bento - A Prefeitura de São Bento do Sul, através do Planseq, Programa do Ministério do Trabalho e Emprego, possibilitou a formação profissional de mais 44 pessoas. Com foco na necessidade de mão-de-obra especializada na área do comércio supermercadista, os cursos executados pela Agência de Desenvolvimento Regional (Adrvale) foram de Assistente Administrativo e Ajudante de Panificação e Confeitaria.
A solenidade de formatura aconteceu na sede da Associação dos Servidores Públicos – ASP, nesta quarta-feira (23). O evento contou com a presença do prefeito Magno Bollmann, do vereador Marco Viliczinski representando o Legislativo, além do diretor executivo da Adrvale, Militino Angioleti, do coordenador do Planseq Supermercadista, Luiz Antônio Zancanro, do secretário parlamentar Senildo Linzmeyer, professores, e demais familiares dos formandos.
O prefeito destacou a necessidade da qualificação profissional e a busca de recursos para a execução de cursos preparatórios. “Num primeiro momento a preocupação da administração municipal foi a geração de empregos, com a vinda de novas empresas e a valorização das já instaladas no município, a prioridade também passou a ser a qualificação profissional. Buscamos apoio e conquistamos programas de capacitação gratuito para a comunidade”, detalhou. Os programas e parcerias executados no município já formaram profissionais na área administrativa, comércio, têxtil, gastronomia, serviços de manutenção, beleza e estética, entre outros.
Magno ainda parabenizou os alunos e professores pela persistência e vontade de buscar novas oportunidades. “Parabéns a todos pela nova profissão, com esta etapa vencida novas oportunidades surgiram”, completou. Após a entrega dos certificados todos foram convidados para o coquetel preparado pelas alunas da turma de Panificação e Confeitaria.
Homenagem aos professores
Os formandos aproveitaram a oportunidade para homenagear os professores, Rogério Zwifka (formação Social e Atendimento ao Cliente), Gilberto Linhares (formação específica do curso de Assistente Administrativo) e Debora Gomes (formação específica do curso de Panificação e Confeitaria). No discurso, as oradoras destacaram o empenho e dedicação dos mestres, responsáveis pela formação dos alunos.
O curso
Cada curso tem duração de 200 horas, com aulas de formação humana e formação técnica. Os cursos são totalmente gratuitos e os alunos que fazem a inscrição recebem como material de apoio uma bolsa ecológica, régua, lápis, borracha, caneta e apostila de formação humana. Os alunos também ganham lanche e aqueles que moram mais distantes recebem vale transporte.