São Bento - Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos para que o trabalhoassistencial em São Bento do Sul possa proporcionar resultadospositivos e mais eficazes, é que usuários da assistência social no município têm se reunido nos CRAS - Centro de Referência em Assistência Social para participar de diversas palestras.
A última palestra realizada nesta semana abordou o tema “Prevençãoao uso de drogas”. A palestra foi ministrada por Mauricio Maia,membro do COMAD – Conselho Municipal Antidrogas de São Bento do Sul. “Hoje vivemos a triste realidade onde a maioria da populaçãotem em seu meio familiar problemas com o uso de álcool e outrasdrogas, o sofrimento imenso que assola tantos lares. E só há umasaída! A Prevenção!”, enfatizou Maurício.
A palestra faz parte das oficinas socioeducativas que são promovidasnos CRAS do município e são destinadas não somente aos usuários daassistência social, mas a todas pessoas que desejarem participar.
Para a secretária de Assistência Social, Lindacir Emidia Conde, queesteve participando de uma das palestras o problema é sério e precisa de atenção. “A grande maioria das pessoas que se envolvem comvícios, seja lá qual for, álcool, drogas químicas, etc... entram em umlabirinto, e é muito difícil encontrar a saída. Viciados, independente dotipo de droga, geralmente começam cedo, aos poucos, e seguem porum caminho que leva a outros tipos de atitudes degradantes, pois apessoa fica impossibilitada de trabalhar, conviver, e parte para a vidado crime”, disse.
Os organizadores da palestra acreditam que os encontros realizadosnos CRAS são muito eficazes, pois trabalha-se com as famílias e comisso há grande possibilidade de abranger um número grande depessoas, pois as famílias tornam-se multiplicadoras nos lares. Aspalestras sobre prevenção as drogas são uma parceria entre oCOMAD e a Secretaria Municipal de Assistência Social de São Bento do Sul.