Lages - A empresa que venceu a licitação para desenvolver o projeto de restauração do prédio onde funcionava a Escola Educação Básica Vidal Ramos, conhecida no município como Colégio Rosa, iniciou os trabalhos nesta terça-feira (22). Após fazer o levantamento topográfico, a construtora Occa, de Florianópolis, já alinha os detalhes técnicos relacionados à reforma do prédio. O Governo do Estado liberou R$ 180 mil do Fundo Social para a execução da obra.
A edificação completa cem anos no dia 12 de maio de 2012. Durante 99 anos, o prédio, localizado no centro de Lages, atendeu aos alunos da escola estadual Vidal Ramos. Agora, vai ser transformado em um centro cultural. A proposta contempla a inclusão de espaços voltados ao teatro, à dança, ao cinema, à música e à arte, além de biblioteca, museu e restaurante. “O Colégio Rosa é um patrimônio dos lageanos, e o transformaremos em um espaço que agregará a cultura ao lazer, permitindo que o cidadão desfrute de momentos agradáveis ao lado de familiares e amigos”, diz o governador Raimundo Colombo.
A construtora Occa dispõe de um amplo arquivo fotográfico que vai auxiliar na reconstrução das partes deterioradas. “É um trabalho extremamente minucioso. Afinal, trata-se de um patrimônio tombado pelo poder público, e a arquitetura não pode ser alterada”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Jurandi Agustini, informando que o prazo para a entrega do projeto é de seis meses.
O objetivo do Governo é apresentar o edital de licitação visando a restauração do prédio durante as comemorações relacionadas ao centenário da escola Vidal Ramos. O projeto técnico vai definir o valor que será gasto na reforma.