São Bento - Durante a sessão de segunda-feira, 21, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Daguimar Nogueira, representante do Instituto de Desenvolvimento Integral (IDI) utilizou a Tribuna Livre Popular para explanar acerca dos cinco anos de voluntariado da entidade. Ele destacou que desde sua fundação foram realizadas mais de 6,6 mil ações. Somente neste ano já foram mais de 300 atendimentos à pessoas. Entre os projetos desenvolvidos está a missão realizada em Guiné Bissau, auxiliando a população na área da saúde daquele país, onde a taxa de mortalidade infantil é de 123 crianças para cada 1000 nascidos. Ele revelou ainda que em Guiné Bissau crianças são mortas em rituais de feitiçaria, além da venda e troca de crianças, sendo que isso mais chamou a atenção e fez com que o IDI se engajasse no projeto, que prevê melhorias na saúde, educação e desenvolvimento social.
Ainda durante a palavra livre, o vereador Eduardo Moraes (PP) falou sobre seu projeto de Lei que pretende coibir abusos na emissão sonora de carros de som, veículos de passeio, festas, entre outros. O vereador destacou que existem empresas que trabalham com propaganda de som e possuem decibelimetro próprio para que não ultrapassem o permitido por lei, porém nem todos cumprem a legislação. Moraes falou ainda sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
A vereadora Adriane Elisa Ruzanowski (PMDB) também destacou o Dia da Consciência Negra, lembrando as outras formas de racismo existentes, e não apenas contra os negros. A vereadora falou ainda sobre uma resposta recebida a um pedido de informação seu sobre a prorrogação dos contratos dos professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), onde a secretária municipal de Educação afirma que não existe polêmica neste processo de renovação de contrato. Para a vereadora, esse processo de prorrogação de contrato está muito confuso, deixando margens para erros. Adriane falou ainda sobre a demora na conclusão da cobertura do Centro Cultural, lembrando que a demora nesta cobertura pode comprometer a estrutura e o mobiliário do local.