Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
Essa é mais velha que fazer xixi em parede, mas é sempre atual. Sempre a grama do vizinho é mais verde que a nossa. A galinha é mais gorda, e até a vizinha é mais bonita. Que será que existe com nossos olhares que quase nunca enxergam o belo que está perto, mas o defeito que às vezes está mais longe? Somos uma sociedade inconformada, reclamadora, mas muito pouco participativa. Às vezes também nos preocupamos com o varejo e não cuidamos do atacado. Na solenidade de 120 anos da Comarca de São Bento do Sul – veja que somos do mesmo ano da instalação do Tribunal de Justiça em SC –, para bons entendedores, o desembargador José Trindade dos Santos comentou que somos uma comunidade ordeira, que baixa a cabeça e trabalha, mas que reivindica muito pouco. Talvez por isso mesmo, com 120 anos temos várias conquistas mais ainda dependemos de uma Quarta Vara, lembrando que a Terceira foi conseguida com muito empenho. Nesta semana mais uma sacudida de quem sempre que se manifesta procura não colocar panos quentes. Evandro Müller de Castro, ex-presidente e conselheiro da Acisbs, deu novamente seu recado. “O pessoal de São Bento do Sul reclama demais e não dá valor para o que temos”. Acertou na mosca. Todos que chegam de outras cidades elogiam São Bento, acham bonita, ordeira e manifestam que aqui gostariam de morar. Na semana passada ainda tivemos uma declaração de amor que mereceria vários outdoors para mexer com a autoestima de nossa população e com os eternos descontentes. Os legítimos profetas do apocalipse. O juiz Romano Enzweiler demonstrou seu amor por São Bento em alemão e traduziu para o português. “Aqui está sepultado meu coração, de meus filhos e de minha esposa”. Que coisa mais linda e emocionante. Então, gente, mirem-se no exemplo. Quantas cidades têm Tuper, Condor, Oxford, Buddemeyer, Fiação, Rudnick, Artefama, Ecoflex apenas para citar algumas que causam inveja a outros municípios. Alpenbier, Sandori, Bar da Brahma, Schlitz, um shopping que é um cartão postal e uma Igreja Matriz que é ícone. Miscigenação de alemães, poloneses, italianos e outros. Lindas crianças loiras e de olhos azuis. Centenas de carrões importados desfilando por nossas ruas. Estacionamento rotativo com parquímetro. Cidade reconhecida pela revista “Exame” “como uma das três cidades brasileiras com o melhor índice de responsabilidade fiscal, social e de gestão dos últimos sete anos”. Modelo de gestão ambiental com a criação do PSA. Temos folclore, chorinho, corais germânicos e italianos. Ah! Mas a nossa indústria moveleira perdeu muito espaço. Aí são as “viúvas” desesperadas e que não encontraram novos pretendentes, talvez porque não se maquiaram, deixaram de frequentar as festas, não foram fiéis e os novos pretendentes ficam receosos de maior envolvimento. A economia é cíclica. As fortunas não acabam. Ninguém queima dinheiro. Apenas ele muda de mãos. Temos que fazer um exame de consciência e talvez um mea-culpa. A cidade é boa, maravilhosa. Será que o ruim somos nós?
****************************************************
Outro que deu show
Juiz Romano José Enzweiller. Tudo que já escrevi sobre ele até hoje foi pouco e foi ratificado com muito mais ênfase pelos que usaram da palavra na solenidade dos 120 anos da Justiça em São Bento do Sul. É uma unanimidade, um exemplo de dedicação, comportamento, cavalheirismo, simplicidade. Este realmente confirma sua condição de agnóstico e não se acha Deus.
****************************************************
Novo show da “patativa”
Minha querida amiga Ivana Lampe mais uma vez deu um show, interpretando o Hino Nacional e o Hino de São Bento do Sul, sem nenhum acompanhamento. Segurou no gogó. Nota 10.
****************************************************
Descontração
A plateia foi ao riso quando o desembargador José Trindade dos Santos, presidente do Tribunal de Justiça, declarou-se avaiano ferrenho e brincou com seu colega desembargador Sérgio Torres Paladino (presidente do TRE/SC), torcedor do Figueirense. Também quando comentou que não teve a mesma sorte de muitos outros que passaram pela Comarca de São Bento do Sul. Referindo-se às escolas de samba rivais em Florianópolis, disse ser da Tenentes do Diabo e que estes são mandados para comarcas como as Chapecó, Joaçaba, Xanxerê e outras do oeste. Já os da Protegidos da Princesa são premiados com Joinville, São Bento do Sul e outras.
****************************************************
Declaração de amor
Juiz Romano José Enzweiler, que nunca escondeu sua admiração por São Bento, fez publicamente uma declaração de amor. Em seu pronunciamento durante a solenidade dos 120 anos da Justiça em São Bento, comentou que o ex-promotor e atual presidente do TRE - desembargador Sérgio Torres Paladino, presente ao ato, e que aqui foi promotor de Justiça em décadas passadas, alimentava o sonho de ficar morando em São Bento do Sul, mas acabou mudando para Florianópolis. Romano terminou seu pronunciamento utilizando uma frase de uma canção alemã que diz “Aqui sepultei meu coração” e, apropriando-se da mesma, declarou: “Aqui sepultei meu coração, de meus filhos e de minha mulher”.
****************************************************
Pérolas
Estou começando a colecionar verdeiras pérolas que estão sendo enviadas nos releases da Assessoria de Imprensa da prefeitura de São Bento do Sul. Já vou avisando: não estou querendo a cabeça nem o emprego de ninguém. A última: “...irá manter a manutenção”. Também muitas informações estão ficando sem resposta. Aliás, meu caro secretário de Planejamento, Mauro Osowsky, acredito que ambos ainda não sabemos sobre os casos daqueles alvarás que lhe solicitei. Pena.
****************************************************
PMDB acertou os ponteiros
Conversei com o médico e pré-candidato do PMDB à prefeitura Fernando Tureck. Ele me contou que após uma reunião – em que havia duas correntes – os correligionários decidiram pela sua indicação para presidir o partido e manter a unidade. Tureck aposta que, como presidente, ganhará mais densidade e foco na mídia para fortalecer sua candidatura. Aliás, o PMDB tem demonstrado estar agindo com inteligência na sua estratégia de campanha. Falta inovar nas propostas de governo. Tureck já me adiantou que pretende, se eleito, estudar a forma de um contrato de gestão com os secretários, com prazo de um ano, no qual serão fixadas as principais metas, que, se cumpridas, o mesmo poderá ser renovado. Ao contrário, sai o secretário. Interessante.
****************************************************
Coerência
Coisa difícil em política e que por isso mesmo tem me chamado a atenção. Escrevo sobre o médico e vereador Antonio Tomazini. Cada vez que converso com ele fico surpreso com seu posicionamento com relação ao governador Raimundo Colombo e sua mudança de partido. Tomazini diz não concordar com este posicionamento do governador e que ainda, se tiver oportunidade, vai perguntar ao mesmo o que o fez mudar de sigla. “Eleito pelo DEM, e com apenas seis meses de mandato, Colombo já anunciava que iria mudar de sigla, deixando muitos companheiros na estrada. O que leva uma pessoa a agir assim?”, questiona ele.
****************************************************
Pergunta que não quer calar
Deputado Antonio Aguiar: quando virá o veículo equipado para coleta de sangue que o senhor prometeu para a Fundação Cidadania?
****************************************************
Economia
- Querida, vamos ter que começar a economizar.
- Tudo bem... Mas como?
- Aprenda a cozinhar e mande a empregada embora.
- Tá legal... Então aprenda a fazer amor e pode dispensar o motorista.
***************************************************
Se ...me...ando
“Deixem o comprometimento e a causa serem o lugar onde trabalhamos”